MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senado aprova indicações para STJ, CNJ e Anatel

Senado aprova indicações para STJ, CNJ e Anatel

O Plenário do Senado aprovou ontem três indicações de autoridades. O juiz federal Benedito Gonçalves irá integrar o STJ; o ministro do STJ Gilson Langaro Dipp irá compor o CNJ; e a vice-presidente do Conselho Consultivo da Anatel, Emília Maria Silva Ribeiro, vai integrar o Conselho Diretor da própria Anatel.

Da Redação

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Atualizado às 09:19


Indicações

Aprovadas indicações para STJ, CNJ e Anatel

O Plenário do Senado aprovou ontem três indicações de autoridades. O juiz federal Benedito Gonçalves irá integrar o STJ; o ministro do STJ Gilson Langaro Dipp irá compor o CNJ; e a vice-presidente do Conselho Consultivo da Anatel, Emília Maria Silva Ribeiro, vai integrar o Conselho Diretor da própria Anatel.

  • Benedito Gonçalves

Aprovado por 57 votos a favor, com quatro votos contrários e nenhuma abstenção, Benedito Gonçalves chega à segunda mais importante corte do país depois de integrar o TRF da 2ª região. O futuro ministro ocupará nop STJ a vaga proveniente da aposentadoria do ministro José Delgado.

Natural do Rio de Janeiro, o desembargador federal Benedito Gonçalves iniciou sua carreira na magistratura como juiz federal, aprovado em concurso público de provas e títulos no ano de 1988. Dez anos depois, foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador federal do TRF da 2ª região, com jurisdição nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Como desembargador, participou de vários projetos importantes para o Judiciário carioca. Ele integrou a Comissão de Interiorização da Justiça Federal nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo - "trabalho que ampliou o acesso do cidadão à Justiça". Preocupado com o combate à morosidade do Judiciário, o magistrado coordenou o Projeto Zero, da Corregedoria-Geral da Justiça Federal da 2ª Região. O trabalho identificou os "gargalos" da Justiça carioca, ou seja, os temas que geram o maior número de processos, e promoveu ações no sentido de agilizar o trâmite desses processos.

O desembargador federal também foi coordenador regional dos Juizados Especiais Federais da 2ª região. No cargo, promoveu a adesão dos órgãos públicos do Rio de Janeiro ao processo digital.

  • Gilson Langaro Dipp

O ministro do STJ Gilson Langaro Dipp teve 54 votos a favor, três contra e também nenhuma abstenção. Ele integrará o CNJ como ministro-corregedor, durante o biênio 2008/2010.

Foi juiz do TRF da 4ª região - Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, tribunal por ele presidido entre 1993 e 1995. É professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Sua indicação foi elogiada pelo presidente da CCJ, senador Marco Maciel (DEM/PE).

 

  • Emília Maria Silva Ribeiro

Foram 15 votos contrários à indicação de Emília Maria Silva Ribeiro para o Conselho Diretor da Anatel. Ela teve 42 votos favoráveis e, novamente, nenhum senador se absteve.

O senador Renato Casagrande (PSB/ES) manifestou o desejo de que sua indicação leve a Anatel a decisões que favoreçam a livre concorrência, apoio também manifestado pelo senador Eduardo Suplicy (PT/SP).

O senador Demóstenes Torres (DEM/GO) reafirmou o voto em separado apresentado na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura contrário à indicação. Em sua opinião, a indicada irá para a Anatel "para convalidar um negócio que a legislação brasileira hoje não permite, que é a fusão das operadoras de telefonia Brasil Telecom e Oi".

___________
_____________

Leia mais

  • 1/8/08 - Benedito Gonçalves é indicado para vaga de ministro - clique aqui.
  • 18/6/08 - Vinte e três integrantes de TRFs concorrem à vaga de ministro do STJ - clique aqui.

______________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...