MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Municípios devem cobrar ISS de cartórios, afirma Conam

Municípios devem cobrar ISS de cartórios, afirma Conam

Medida segue decisão do Supremo Tribunal Federal; consultoria diz que valor do imposto deve descontar repasse feito aos Estados.

Da Redação

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Atualizado às 07:39


Imposto

Municípios devem cobrar ISS de cartórios, afirma Conam 

Os serviços notariais e de registros (cartórios) terão de pagar ISS aos municípios. Decisão do STF julgou improcedente ação movida pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil -Anoreg, que era a favor da imunidade tributária. 

O ISS é uma das principais fontes de receitas dos municípios. O imposto é calculado com base no preço do serviço e por meio de alíquotas fixas ou variáveis, quando o serviço é prestado sob a forma de trabalho pessoal (trabalho autônomo) e por determinadas sociedades de profissionais. 

"No caso, o imposto deve ser calculado com base no preço do serviço, já que ele não é prestado sob a forma de trabalho pessoal, uma vez que os cartórios contam com o apoio de escreventes e auxiliares para realizarem suas tarefas", afirma o diretor da Consultoria em Administração Municipal - Conam, Walter Penninck Caetano. Segundo o diretor, a partir de agora as prefeituras podem, inclusive, solicitar o valor do ISS equivalente aos últimos cinco anos. 

Walter Caetano aponta que a principal dúvida da decisão do STF está relacionada ao modo como deve ser feita a cobrança. "Os cartórios destinam parte do que arrecadam aos Estados. A divergência é se o cálculo do tributo tem de ser realizado em cima do valor bruto ou se os repasses feitos aos governos estaduais devem ser deduzidos. Como o ISS é calculado sobre as receitas que decorrem, exclusivamente, da prestação de serviços, entendemos que devem ser abatidos os valores transferidos aos Estados", diz.

____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...