MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Benedito Gonçalves é nomeado para o cargo de ministro do STJ

Benedito Gonçalves é nomeado para o cargo de ministro do STJ

O desembargador Federal Benedito Gonçalves foi nomeado pelo presidente Lula para ocupar o cargo de ministro do STJ. O novo ministro é proveniente do TRF da 2ª região, com sede no RJ, e vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro José Delgado.

Da Redação

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Atualizado às 08:56


Novo ministro

Benedito Gonçalves é nomeado para o cargo de ministro do STJ

O desembargador Federal Benedito Gonçalves foi nomeado pelo presidente Lula para ocupar o cargo de ministro do STJ.

O novo ministro é proveniente do TRF da 2ª região, com sede no RJ, e vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro José Delgado.

Após a nomeação, a posse do novo ministro ocorrerá em data a ser marcada no STJ.

Natural do RJ, Benedito Gonçalves iniciou sua carreira na magistratura como juiz Federal, aprovado em concurso público de provas e títulos no ano de 1988.

Dez anos depois foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador Federal do TRF da 2ª região, com jurisdição nos Estados do RJ e do ES.

No cargo de desembargador, participou de vários projetos importantes para o Judiciário. Integrou a Comissão de Interiorização da Justiça Federal nos Estados do RJ e ES.

Preocupado com o combate à morosidade do Judiciário, o magistrado coordenou o Projeto Zero, da Corregedoria-Geral da Justiça Federal da 2ª região. O trabalho identificou os "gargalos" da Justiça carioca, ou seja, os temas que geram o maior número de processos, e promoveu ações no sentido de agilizar o trâmite desses processos.

O desembargador Federal também foi coordenador regional dos Juizados Especiais Federais da 2ª região. No cargo, promoveu a adesão dos órgãos públicos do RJ ao processo digital.

Com a nomeação do novo ministro, ainda restam duas vagas abertas para o cargo de ministro do STJ decorrentes das aposentadorias dos ministros Antônio de Pádua Ribeiro e Humberto Gomes de Barros. Ambas as vagas pertencem ao quinto constitucional destinadas à OAB.

_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...