MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Benedito Gonçalves é nomeado para o cargo de ministro do STJ

Benedito Gonçalves é nomeado para o cargo de ministro do STJ

O desembargador Federal Benedito Gonçalves foi nomeado pelo presidente Lula para ocupar o cargo de ministro do STJ. O novo ministro é proveniente do TRF da 2ª região, com sede no RJ, e vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro José Delgado.

Da Redação

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Atualizado às 08:56


Novo ministro

Benedito Gonçalves é nomeado para o cargo de ministro do STJ

O desembargador Federal Benedito Gonçalves foi nomeado pelo presidente Lula para ocupar o cargo de ministro do STJ.

O novo ministro é proveniente do TRF da 2ª região, com sede no RJ, e vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro José Delgado.

Após a nomeação, a posse do novo ministro ocorrerá em data a ser marcada no STJ.

Natural do RJ, Benedito Gonçalves iniciou sua carreira na magistratura como juiz Federal, aprovado em concurso público de provas e títulos no ano de 1988.

Dez anos depois foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador Federal do TRF da 2ª região, com jurisdição nos Estados do RJ e do ES.

No cargo de desembargador, participou de vários projetos importantes para o Judiciário. Integrou a Comissão de Interiorização da Justiça Federal nos Estados do RJ e ES.

Preocupado com o combate à morosidade do Judiciário, o magistrado coordenou o Projeto Zero, da Corregedoria-Geral da Justiça Federal da 2ª região. O trabalho identificou os "gargalos" da Justiça carioca, ou seja, os temas que geram o maior número de processos, e promoveu ações no sentido de agilizar o trâmite desses processos.

O desembargador Federal também foi coordenador regional dos Juizados Especiais Federais da 2ª região. No cargo, promoveu a adesão dos órgãos públicos do RJ ao processo digital.

Com a nomeação do novo ministro, ainda restam duas vagas abertas para o cargo de ministro do STJ decorrentes das aposentadorias dos ministros Antônio de Pádua Ribeiro e Humberto Gomes de Barros. Ambas as vagas pertencem ao quinto constitucional destinadas à OAB.

_________________