MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Anoreg impugna resoluções no STF sobre reorganização dos serviços notariais em Goiás

Anoreg impugna resoluções no STF sobre reorganização dos serviços notariais em Goiás

A Anoreg/BR - Associação dos Notários e Registradores do Brasil ajuizou a ADIn 4140, com pedido de liminar, no STF, contra as Resoluções nºs 2 e 3 do Conselho Superior de Magistratura do TJ/GO. A primeira delas dispõe sobre a reorganização dos serviços de notas e de registros das comarcas de entrância intermediária e final.

Da Redação

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Atualizado às 08:11


Serviços notariais

Anoreg impugna resoluções no STF sobre reorganização dos serviços notariais em Goiás

A Anoreg/BR - Associação dos Notários e Registradores do Brasil ajuizou a ADIn 4140 (clique aqui), com pedido de liminar, no STF, contra as Resoluções nºs 2 e 3 do Conselho Superior de Magistratura do TJ/GO. A primeira delas dispõe sobre a reorganização dos serviços de notas e de registros das comarcas de entrância intermediária e final. A segunda regulamenta o concurso público unificado para ingresso e remoção nos serviços notariais e de registro daquele estado.

A Anoreg alega ofensa aos artigos 37, caput (observância dos princípios da legalidade e impessoalidade no serviço público); 96, inciso II, alínea b, e 236, caput e parágrafos, todos da CF/88 (clique aqui). Sustenta que o objeto das resoluções não pode ser efetuado "por simples ato administrativo normativo do TJ/GO", mas tão-somente por lei formal. Daí a ofensa ao artigo 236, caput parágrafo 1º, que prevê o exercício dos serviços cartoriais em caráter privado, por delegação do Poder Público, regulado por lei.

A ministra Ellen Gracie, relatora do processo, não atendeu pedido de liminar sem audiência da parte contrária. Pediu ao Conselho Superior da Magistratura do TJ/GO que lhe encaminhe, no prazo de cinco dias, informações sobre as duas resoluções.

TJ/GO cassou decisão que suspendeu concurso

A Anoreg lembra que o Juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública de Goiânia, por entender que o Conselho Superior da Magistratura goiana invadiu competência do Poder Legislativo ao editar a Resolução nº 2, suspendeu seus efeitos. Entretanto, essa decisão foi cassada pela presidência do TJ/GO. Por essa razão, a entidade ajuizou a ADIn no STF.

A Associação dos Notários cita dois precedentes do STF para reforçar seus argumentos. Trata-se da ADIn 3319 (clique aqui), relatada pela ministra Ellen Gracie, envolvendo decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro sobre cartórios naquele estado, e da ADIn 3331 (clique aqui), relatada pelo ministro Joaquim Barbosa, que determinou a suspensão de vários artigos de resolução da Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal sobre serviços notariais.

Por fim, a entidade alega que os artigos 1º e 3º da impugnada Resolução nº 2 atentam contra os princípios do direito adquirido e da segurança jurídica, ao pretender "desacumular" serviços notariais, retirando serviços de longa data exercidos por titulares de cartórios, e isto em prazo exíguo de tempo.

Investe, também, contra o artigo 5º da Resolução, que confere ao corregedor-geral da Justiça o poder de "propor ao Conselho Superior da Magistratura novos desmembramentos, anexações e desanexações de serviços; criação de novas serventias e redefinição de circunscrição de registros, quando a receita ou volume de serviços justificarem a medida".

A impugnação da Resolução nº 3 - que regulamenta o concurso público para ingresso e remoção nos serviços notariais e de registro do estado de Goiás - decorre do fato de que foi a de nº 2 que lhe deu causa.

__________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...