MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Olivia Raposo da Silva Telles lança "Direito Eleitoral Comparado"

Olivia Raposo da Silva Telles lança "Direito Eleitoral Comparado"

Da Redação

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Atualizado às 11:48


Lançamento

Olivia Raposo da Silva Telles lança "Direito Eleitoral Comparado"

Olivia Raposo da Silva Telles, o Instituto de Direito Político e Eleitoral - IDPE e a Editora Saraiva realizam, neste dia 1º de outubro, o lançamento da obra "Direito Eleitoral Comparado", na Livraria Saraiva do Shopping Center Iguatemi (av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 - Pinheiros - SP), a partir das 19h.

A autora e advogada Olívia Raposo da Silva Telles presenteia o público com refinada análise do direito eleitoral de três países: Brasil, Estados Unidos e França. Ora equivalentes, ora distintos, a obra apresenta desde uma introdução sobre o porquê de cada forma de governo escolhido por eles até a aplicabilidade do direito nas eleições. São comparados tópicos como o tipo de voto de cada país - obrigatório ou facultativo -, o financiamento das eleições por particulares ou pelo próprio poder público e a singularidade de cada nação com o trâmite do processo eleitoral. O diferencial aparece na abordagem do voto de nacionais da União Européia que ocorre na França, e na discussão sobre a restrição do direito de voto dos condenados criminalmente para além do tempo de duração da pena.

Em tempos de discussão sobre a reforma política, o conhecimento aprofundado dos sistemas estrangeiros pode ser da maior utilidade, não para o fim de copiar esses sistemas mas para a compreensão em perspectiva dos nossos desafios.

  • Data : 1º de outubro, quarta-feira
  • Hora : A partir das 19h
  • Local : Livraria Saraiva do Shopping Center Iguatemi (av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 - Pinheiros - SP)

_____________

Adquirá já o seu:













________________