MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP vai expor critérios de avaliação para Faculdades de Direito

OAB/SP vai expor critérios de avaliação para Faculdades de Direito

Levar o modelo de ensino jurídico, praticado pela maioria dos cursos, a um padrão de qualidade, é o desafio que será analisado pela OAB/SP e instituições de ensino, no próximo dia 2/10, às 14h, no Salão Nobre da OAB/SP, quando a Comissão de Ensino Jurídico da Seccional Paulista vai reunir coordenadores de graduação e mantenedores da maioria das 222 faculdades de Direito do Estado de São Paulo.

Da Redação

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Atualizado às 08:41


Exame da Ordem

OAB/SP vai expor critérios de avaliação para faculdades de Direito

Levar o modelo de ensino jurídico, praticado pela maioria dos cursos, a um padrão de qualidade, é o desafio que será analisado pela OAB/SP e instituições de ensino amanhã, 2/10, às 14h, no Salão Nobre da OAB/SP, quando a Comissão de Ensino Jurídico da Seccional Paulista vai reunir coordenadores de graduação e mantenedores da maioria das 222 faculdades de Direito do Estado de São Paulo.

"Pretendemos nesta reunião estreitar os laços com a comunidade acadêmica do Direito e expor os critérios de avaliação da OAB por meio de seminário, no qual as principais diretrizes que regem a OAB e o ensino jurídico brasileiro serão tratadas", explica Dirceo Torrecillas Torres, presidente da Comissão de Ensino Jurídico.

Para o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, este encontro significará um grande esforço na luta conjunta por um ensino jurídico de melhor qualidade e um modelo mais atual de ensino, que não prepare o bacharel apenas para o contencioso. "A OAB tem o dever legal de colaborar com o aperfeiçoamento dos cursos jurídicos e opinar sobre os pedidos de autorização e reconhecimento desses cursos (Decreto 2306/97), levando em consideração corpo docente, projeto pedagógico, biblioteca, núcleo de práticas jurídicas, infra-estrutura, distribuição de cursos pelas unidades da federação etc. O advogado quando recebe a Carteira da OAB pode patrocinar uma causa no valor de mil ou um milhão de reais. Assim como pode advogar junto a um juízo de primeira instância ou perante o STF. Portanto, ele precisa estar minimamente preparado", justifica D’Urso.

_________________

_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...