MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP e o Parque Fernando Costa comemoram ao longo do dia 12/10 o Dia das Crianças e os 18 Anos ECA

OAB/SP e o Parque Fernando Costa comemoram ao longo do dia 12/10 o Dia das Crianças e os 18 Anos ECA

Cerca de 400 mil pessoas participaram da festa promovida pela OAB/SP e o Parque Fernando Costa - Água Branca ao longo do dia 12/10 para comemorar o Dia das Crianças e os 18 Anos do ECA.

Da Redação

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Atualizado às 07:48


Comemoração

OAB/SP e o Parque Fernando Costa comemoraram o dia Dia das Crianças e os 18 Anos ECA

Cerca de 400 mil pessoas participaram da festa promovida pela OAB/SP e o Parque Fernando Costa - Água Branca - ao longo do dia 12/10 para comemorar o Dia das Crianças e os 18 Anos do ECA.

A iniciativa mobilizou a Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente e o Departamento de Cultura e Eventos da Ordem ao longo de meses e contou com a participação da várias entidades privadas e órgãos públicos, como a Sabesp, a Eletropaulo, CET, o Grupo Pão de Açúcar, o DHPP, o Denarc, Unimed, a CAASP e várias Faculdades. Os parceiros prestaram atendimento médico, odontológico e jurídico ao público presente ao evento e as crianças puderam participar de jogos e se divertir em brinquedos montados no parque, além de ouvir a Orquestra do Grupo Pão de Açúcar, que abriu a festa executando o Hino Nacional.

"Hoje é o Dia da Criança e estamos comemorando os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas esse estatuto, que expressa os direitos da criança e do adolescente não pode ser só papel, não pode ser só lei. Precisa todo dia ser vivido e garantido para as crianças neste país. Hoje comemoramos o aniversário do Estatuto, mas acima de tudo, estamos comemorando a vida dessas crianças", afirmou o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

O presidente ressaltou a importância da participação da Ordem em eventos como esse. "A idéia da festa foi uma iniciativa da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB SP que, na celebração dos 18 anos do ECA se organizou, junto com o Parque Fernando Costa e uma série de parceiros, para fazer um dia especial, unindo o Dia da Criança com o aniversário do Estatuto num processo de conscientização para que não seja só uma lei, mas sim algo concreto no dia a dia das pessoas em respeito ao direito da criança e do adolescente. E mais do que isso, fazer essa interação, essa confraternização entre esse parque, que é muito preparado para receber a população, que recebe hoje serviços e brinquedos para que as crianças possam ter um dia muito especial."

O presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB SP, Ricardo de Moraes Cabezon, falou sobre a parceria entre a Ordem, o parque e as entidades presentes à festa. "A Comissão pensou em fazer uma festa que pudesse envolver toda a população para comemorar conosco os 18 anos do ECA. Então nos unimos com uma série de setores, públicos e privados, e conseguimos unir 218 parceiros para realizar esta festa e desta forma pudéssemos dar atenção à criança e ao adolescente", comentou.

O diretor-geral do parque, Antônio Teixeira, falou sobre a importância do parque para os moradores da região. "O parque foi inaugurado em 1929 e aqui aconteciam as grandes exposições agro-pecuárias. Nos anos 80, começamos a receber a população interessada em fazer cooper para manter a saúde. Depois vieram aqueles que estavam interessados em manter a qualidade de vida caminhando. São 137 mil metros quadrados de área, 78 mil metros quadrados de área verde, 32 mil metros quadrados de ruas e alamedas e 28 mil metros quadrados de área construída. Passam por aqui de 4 a 5 mil pessoas diariamente. No ano passado, na festa do Dia das Crianças, participaram cerca de 320 mil crianças e tenho certeza que essa parceria entre a OAB SP e o parque o público será, certamente, maior", afirmou o diretor-geral do parque, Antônio Teixeira, durante a cerimônia de abertura da festa.

Para o diretor do Departamento de Cultura e Eventos da OAB/SP, Umberto Luiz Borges D'Urso, o objetivo da festa "é dar alegria às crianças que estão ganhando esse dia festivo no parque Fernando Costa. Nós estamos aguardando cerca de 400 mil pessoas, temos inúmeras atividades sendo oferecidas ao público."

Durante as comemorações, o público do parque recebeu informações sobre saúde, educação e medicina, como os perigos da obesidade infantil, prevenção contra as drogas, educação no trânsito, o que fazer em caso de desaparecimento infanto-juvenil; exames gratuitos de tipo sanguíneo; medição de pressão arterial, colesterol, glicemia, peso, altura, índice de massa corporal, exame oftalmológico, corte de cabelo, além de palestras e demonstrações de prevenção de acidentes domésticos, cáries e outros males que afligem crianças e adolescentes.

Para entreter os visitantes foram sorteados brindes e disponibilizadas apresentações de grupos de dança folclórica, balé, oficina de circo, dinâmicas de narração de contos e histórias infantis, gincanas, teatro de fantoches, aulas de aeróbica, brinquedotecas, maquiagem, além de atividades infantis como pula-pula, amarelinha, pião, esconde-esconde, dança das cadeiras, corrida do ovo, entre outras.

Durante a festa, o público pode ainda visitar as atrações do Parque como museu geológico, aquário, mini-fazenda e os lagos com carpas coloridas.

_______________