MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante participa da última sessão plenária no TRF da 5ª região

Desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante participa da última sessão plenária no TRF da 5ª região

Na tarde de ontem, 15/10, o desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante participou da última sessão plenária no TRF da 5ª região, já que a partir do próximo dia 20 inicia a aposentadoria.

Da Redação

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Atualizado às 09:08


Despedida

Tribunal se despede de Ubaldo Cavalcante

Na tarde de ontem, 15/10, o desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante participou da última sessão plenária no TRF da 5ª região, já que a partir do próximo dia 20 inicia a aposentadoria.

Natural de Correntina/BA, Ubaldo Cavalcante tornou-se bacharel em Direito pela Universidade de Brasília - UnB e exerceu diversas funções no serviço público, onde atuou como agente fiscal de Tributos da Secretaria de Finanças do Distrito Federal, procurador da República do Ministério Público Federal, juiz federal e desembargador do TRF da 5ª região.

O magistrado ingressou na Justiça Federal em 1984 e, em novembro de 1997, foi promovido ao TRF da 5ª região, sediado no Recife. Ao longo dessa trajetória, recebeu inúmeras homenagens, a exemplo da Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro), Ordem do Mérito Aeronáutico, Troféu Dom Quixote (Revista Justiça e Cidadania) e o Título de Cidadão Pernambucano.

Ordem do Mérito

A mais alta condecoração concedida pelo TRF da 5ª região, a Ordem do Mérito Pontes de Miranda, foi entregue ontem ao desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante, em cerimônia prestigiada por magistrados, servidores, autoridades civis e militares da Região, além do vice-presidente do TRF da 1ª região, desembargador federal Antônio Ezequiel Silva. O desembargador federal José Baptista de Almeida Filho comandou a solenidade, marcada pela homenagem ao magistrado que se despede desta Corte por ocasião da aposentadoria, a ser iniciada na próxima semana.

Em nome do Tribunal, o desembargador federal José Maria Lucena fez a saudação ao homenageado, destacando a sua "pernambucanidade", virtudes espirituais e a preocupação com a população menos favorecida. O procurador-chefe Luciano Mariz Maia (Procuradoria Regional da República da 5ª região) agradeceu as inúmeras lições de vida deixadas pelo desembargador, enalteceu o caráter humanitário e o amor pela Justiça, característicos desses 47 anos de vida pública.

Num discurso de agradecimento emocionado, Ubaldo Cavalcante fez um retrospecto de sua vida, desde a terra natal (Correntina/BA) até Recife/PE. Falou do Distrito Federal, onde tornou-se bacharel em Direito pela UnB, do Paraná, da Paraíba e de Pernambuco, onde chegou a ser diretor do Foro da Seção Judiciária. Lembrou de prêmios e homenagens ao longo da história, porém citou aquele que considerava mais significativo, o telegrama de um jurisdicionado que disse : "Dr. Ubaldo, ainda bem que existem juízes como o senhor".

Por fim, recebeu placas de homenagens das Seções Judiciárias de Pernambuco e da Paraíba, entregues respectivamente pelos diretores de Foro, juízes federais Frederico Azevedo e Cristina Garcez. Em seguida, no hall de entrada do edifício-sede do TRF, lançou o livro de poemas "Um Canto para Beatriz". O magistrado agradeceu a todos que lá trabalham e foi saudado com um bolo de despedida.

________________