MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF mantém liminar que garante a Eduardo Requião permanecer no cargo de secretário

STF mantém liminar que garante a Eduardo Requião permanecer no cargo de secretário

X

Da Redação

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Atualizado às 08:54


Continua

STF mantém liminar que garante a Eduardo Requião permanecer no cargo de secretário

Por sete votos a um, o STF rejeitou o recurso na RCL 6650. Com isso, o Plenário da Corte confirmou a decisão liminar do ministro Cezar Peluso de que o cargo ocupado por Eduardo Requião, irmão do governador do Paraná, Roberto Requião, tem natureza política, e portanto, está fora dos especificados na Súmula Vinculante 13 do Tribunal contra a prática de nepotismo (todos de natureza administrativa).

A Súmula veda a contratação de parentes até o terceiro grau em cargos administrativos e funções de chefia, direção e assessoramento, no serviço público.

Com a confirmação da liminar pelo colegiado, Eduardo Requião tem garantido o direito de exercer as atividades de secretário de Transportes do Estado do Paraná. Ele também poderá responder pela administração da autarquia estadual Portos de Paranaguá e Antonina - APPA, cargo que exerce sem receber remuneração. O mérito da questão ainda será avaliado oportunamente pelo STF.

Segundo a relatora do agravo, ministra Ellen Gracie, a decisão do ministro Peluso é "irretocável e não merece qualquer reforma" no que ele entende serem os cargos diferentes dos especificados pela Súmula Vinculante. Ela lembrou que a decisão liminar seguiu o decidido pelo Plenário no dia em que o texto da Súmula foi redigido. Os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Carlos Ayres Britto, Celso de Mello, Menezes Direito e o próprio Peluso acompanharam o voto da relatora.

O ministro Peluso, que substituiu a relatora na decisão liminar, lembrou que a matéria foi versada nos debates que antecederam a edição da súmula. "Trata-se, portanto, de uma questão ligada à interpretação e ao alcance da súmula, e nesse debate está consignada expressamente minha posição, que ressalvei quanto à extensão dessa conclusão de que o alcance da súmula não atingiria os agentes políticos. Deixei em dúvida permitindo-me reavaliar a questão em outra oportunidade e adotei, na concessão da liminar, a posição da maioria", afirmou.

O único que discordou da posição dos demais foi o ministro Marco Aurélio. Para ele, como não há no teor do verbete qualquer referência a agente político, não houve desrespeito à súmula. "O verbete 13 não versa, e teria que versar expressamente, a possibilidade da nomeação verificada, por isso dou provimento ao agravo", explicou. Como foi o único voto nesse sentido, o recurso foi negado pela maioria.

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA