MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Chega ao STF pedido de liberdade do casal Nardoni

Chega ao STF pedido de liberdade do casal Nardoni

Chegou ao STF ontem, 17/10, mais um HC, com pedido de liminar, em favor de Alexandre Alves Nardoni e Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá. A defesa pede a revogação da prisão preventiva do casal e a anulação do recebimento da denúncia. A petição, de 85 páginas, será analisada pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do processo.

Da Redação

sábado, 18 de outubro de 2008

Atualizado às 13:29


HC

Chega ao Supremo pedido de liberdade do casal Nardoni

Chegou ao STF ontem, 17/10, mais um HC, com pedido de liminar, em favor de Alexandre Alves Nardoni e Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá.

A defesa pede a revogação da prisão preventiva do casal e a anulação do recebimento da denúncia. A petição, de 85 páginas, será analisada pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do processo.

Alexandre, o pai, e Ana Carolina, a madrasta, são acusados de assassinar Isabella Nardoni, 5 anos, em março último, na capital paulista. A menina teria sido jogada do sexto andar do edifício London. O crime teve grande repercussão na imprensa e chocou a opinião pública.

Este é o segundo pedido feito ao STF pela defesa dos Nardoni. O HC 95344, contra negativa de liminar no STJ foi negado pela ministra Ellen Gracie, com base na súmula 691 da Corte. Dessa vez, a ação é contra a decisão de mérito daquela corte, negando o pedido de liberdade.

Preventiva

A prisão de Alexandre a Anna Carolina teria se baseado no clamor público, na necessidade de manter a credibilidade da justiça e na gravidade do crime, afirma o advogado. E, de acordo com o Código de Processo Penal, esses quesitos não se prestam a decretar a prisão processual, acrescenta.

O defensor lembra que quando estiveram em liberdade, Alexandre e Anna Carolina não prejudicaram a coleta de provas, não intimidaram testemunhas, não praticaram crimes e tampouco abandonaram o distrito da culpa. Isso deixa claro que a prisão do casal é uma coação ilegal, afirma.

O primado constitucional da presunção da inocência, o princípio da necessidade, e os requisitos processuais necessários para a decretação da prisão não foram respeitados, sustenta a defesa do casal, pedindo a revogação da medida restritiva.

Materialidade e autoria

O habeas corpus questiona ainda a materialidade delitiva e os indícios de autoria contra os Nardoni. "Não houve esganadura, sendo as lesões [no corpo de Isabela] decorrentes da precipitação do sexto andar", salienta o advogado. Ele aponta ainda a existência de um conjunto probatório significativo que reafirma a tese da defesa sobre os indícios de autoria, como "a presença comprovada" de sangue humano de uma terceira pessoa no local do crime.

A investigação sobre o crime também é contestada. Não houve sequer uma investigação completa com relação a todos os moradores do edifício London, nem se pesquisou a vida pregressa dos prestadores de serviço e funcionários do prédio, afirma o advogado.

Denúncia

Ao receber a denúncia, o magistrado de primeiro grau deve abster-se de qualquer excesso e não emitir juízo sobre o mérito da causa, explica a defesa dos Nardoni. No entanto, ao se referir ao casal usando a expressão "desprovidas de sensibilidade moral e sem um mínimo de compaixão humana, ainda mais em se tratando de que a vítima seria filha", o juiz de primeiro grau compromete o julgamento perante o Tribunal do Júri.

O advogado entende que o magistrado antecipou o julgamento, à medida que já reconheceu Alexandre e Anna Carolina como autores do crime. O prejuízo para seus clientes é patente, conclui, "pois compromete sobremaneira a compreensão dos jurados num eventual julgamento pelo Tribunal do Júri, à medida que a decisão influenciará indevidamente o espírito dos jurados". Por essa razão, a defesa pede ao STF que declare nulo o recebimento da denúncia.

*Súmula 691: não compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer de "habeas corpus" impetrado contra decisão do relator que, em "habeas corpus" requerido a tribunal superior, indefere a liminar.

______________________

____________
________________

Leia mais

  • 3/9/08 - STF nega pedido de liberdade para o casal Nardoni - clique aqui
  • 1/7/08 - STJ nega liminar e casal Nardoni permanecerá preso - clique aqui
  • 10/6/08 - TJ/SP nega HC do casal Nardoni - clique aqui
  • 27/5/08 - STJ rejeita pedido de HC do casal Nardoni - clique aqui
  • 17/5/08 - Caso Isabella - Liminar é indeferida pelo STJ e pai e madrasta permanecem presos - clique aqui
  • 13/5/08 - Caso Isabella - TJ/SP mantém prisão preventiva de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá - clique aqui
  • 8/5/08 - Justiça decreta prisão preventiva de pai e madrasta de Isabella Nardoni - clique aqui
  • 11/4/08 - Caso Isabella - HC concedido, pai e madrasta aguardarão as investigações em liberdade - clique aqui
  • 7/4/08 - Justiça suspende sigilo no inquérito que apura a morte de Isabela Nardoni - clique aqui.
  • 3/4/08 - Justiça decreta prisão temporária de casal acusado pela morte da menina Isabela Nardoni - clique aqui.

_____________________