MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Escritório ganha Prêmio Laura Russo

Escritório ganha Prêmio Laura Russo

O escritório de advocacia Machado, Meyer, Sendacz e Opice foi um dos vencedores do VIII Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo. O reconhecimento é oferecido anualmente pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo a personalidades e instituições que contribuem para a difusão do conhecimento. O tema deste ano é "Biblioteca escolar: singular no presente, plural no futuro".

Da Redação

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Atualizado às 09:04


Apoio

Escritório ganha Prêmio Laura Russo

O escritório de advocacia Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados foi um dos vencedores do VIII Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo.

O reconhecimento é oferecido anualmente pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo a personalidades e instituições que contribuem para a difusão do conhecimento. O tema deste ano é "Biblioteca escolar: singular no presente, plural no futuro".

Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados  venceu na categoria Biblioteca Escolar por seu apoio na organização e estruturação do acervo da Escola Estadual Presidente Kennedy, localizada em São Paulo, no bairro do Campo Limpo.

A banca reformou um espaço de 43 m², comprou livros, catalogou e inseriu código de barras. O acervo atual é formado por mais de 10 mil obras. Além disso, disponibilizou três computadores com acesso as bases de dados para pesquisa e consulta, e um bibliotecário para administrar o local.

Até o início da parceria do escritório com a escola, a biblioteca era uma sala fechada, e o pequeno acervo então existente não estava disponível para empréstimo ou mesmo consulta.

Segundo Adriana Pallis, sócia do Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados e presidente do comitê de projetos sociais, "a reforma da biblioteca faz parte de um projeto de parceria com a escola, que visa auxiliar na melhoria da qualidade de ensino por meio do emprego, na escola, do nosso conhecimento na gestão de negócios".

Os alunos e professores indicaram a biblioteca como necessidade prioritária da escola. "Hoje, a biblioteca da escola é uma oportunidade real de aprendizado, de contato com a cultura, na qual ler passa a ser uma atividade prazerosa e não só voltada ao conhecimento, mas também ao lazer", complementa a advogada.

Com a biblioteca pronta, o escritório irá promover ações de incentivo à leitura, em conjunto com a bibliotecária, os professores e a direção da escola, visando à formação de leitores e cidadãos críticos. Na inauguração da biblioteca, por exemplo, o escritório distribuiu 1950 kits contendo quatro livros de autores consagrados da literatura nacional, doados pela Editora Paulus.

"Sem dúvida a entrega da Biblioteca é um marco no nosso projeto, que beneficiará professores e alunos, propiciando a melhoria nas condições e na qualidade do estudo, nosso objetivo maior", afirma Adriana Pallis.

Projeto

O escritório "adotou" a Escola Estadual Presidente Kennedy em novembro de 2007. A banca, por meio de seu Comitê de Projetos Sociais, já apoiava projetos voltados a crianças e adolescentes, especialmente o Lar Betânia - que abriga crianças carentes.

"Já há algum tempo era nosso desejo apoiar uma escola pública, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no País e para a formação profissional dos jovens", afirma Adriana Pallis.

A intenção se concretizou com a ajuda da ONG Parceiros da Educação. Formada por um Grupo de empresários, esta organização tem o objetivo de levar à educação a experiência das empresas em administração de recursos e gestão de negócios.

"No programa da Parceiros da Educação não oferecemos à escola apenas apoio financeiro, mas colocamos a disposição nossos conhecimentos para promover uma efetiva melhora na qualidade de ensino e no aproveitamento escolar", explica Adriana.

No projeto, a Parceiros da Educação é responsável pela identificação de uma escola estadual que necessite e aceite o apoio de um parceiro privado. A partir disso, uma pedagoga profissional faz um diagnóstico da situação da instituição de ensino nos aspectos de infra-estrutura; pedagógico e gestão.

Traçado o quadro preliminar, a empresa, com a participação da escola, elabora um plano de ação, com as atividades e os aportes a serem realizados.

"Estabelecemos um compromisso em que a contrapartida da escola deve ser a obtenção de melhorias reais no aproveitamento dos alunos", afirma Adriana.

A escola escolhida pelo escritório foi a Presidente Kennedy. Fundada há aproximadamente 40 anos, a instituição atende mais de 2 mil alunos, do ensino Fundamental, Médio e de Jovens e Adultos - EJA. Pelo diagnóstico elaborado, a Escola necessita de algumas reformas estruturais e aprimoramentos na área pedagógica.

Além da reforma da biblioteca outras ações estão sendo planejadas, informa o escritório.

______________

______________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA