MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Curso de Direito Internacional Penal"

Resultado do sorteio da obra "Curso de Direito Internacional Penal"

Da Redação

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Atualizado em 5 de novembro de 2008 15:14


Resultado do sorteio de obra

Migalhas tem a honra de anunciar o ganhador da obra "Curso de Direito Internacional Penal" (840 p.), escrita por José Cretella Neto, e gentilmente oferecida pela Editora Unijuí.

Sobre a obra :

A criminalidade há muito deixou de ser preponderantemente local, e, na velocidade da globalização, incorporou as mais novas tecnologias, organizou-se de forma empresarial, e passou a ser transnacional. Disso resulta que o estudo e o combate ao crime, em escala mundial, passaram a integrar o campo do Direito Internacional Penal.

Ao versar a teoria geral dos crimes internacionais, José Cretella Neto, um dos mais renomados e prolíficos internacionalistas brasileiros, esgota, neste volume, toda a matéria agrupada sob a rubrica Direito Internacional Penal.

Na forma de um Curso, de modo didático, a pena precisa do autor, percorre todos os tópicos pertinentes, desde a origem da matéria até os sofisticados conceitos de jurisdição internacional, de jurisdição universal, além de conceituar e discutir em profundidade mais de duas dezenas de crimes internacionais e os mecanismos jurídicos destinados a sua repressão, incluindo os institucionais, como os Tribunais Penais Internacionais.

Obra densa em conteúdo, mas de leitura fluida, bem ao estilo que caracteriza o autor.


Sobre o autor :

José Cretella Neto tem graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1995); Mestrado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (maio 1999); Doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (agosto 2002); e Livre-Docência em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (janeiro 2004). Cursos de Direito Internacional Privado e Direito Internacional Público na Academia de Direito Internacional da Haia, Holanda (2005). Atualmente, é Professor no Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito Internacional na Universidad Autónoma de Asunción-UAA (Assunção, Paraguai), Professor Convidado no Curso de Pós-Graduação em Contratos Internacionais do COGEAE (PUC-SP), Professor Convidado no Curso de Pós-Graduação em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina-UEL e Professor Convidado da EPD - Escola Paulista de Direito. Coordenador do Curso de Especialização em Direito Empresarial da Faculdade de Direito do Norte do Paraná-FACNOPAR. Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo.


________________

Ganhador :

Carlos Alberto Cantanhede, coordenador da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal

________________