MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Greve dos funcionários do Judiciário - OAB/RJ reage novamente

Greve dos funcionários do Judiciário - OAB/RJ reage novamente

"Entre os interesses corporativos dos serventuários, dos interesses dos advogados e da maioria da população, fico com os advogados e a população". A afirmação foi feita ontem, 17/11 pelo presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, ao comentar os motivos que levaram a entidade a entrar na justiça contra o movimento dos funcionários do Judiciário e que já dura dois meses.

Da Redação

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Atualizado às 09:18


Greve

Greve dos funcionários do Judiciário - OAB/RJ reage novamente

"Entre os interesses corporativos dos serventuários, dos interesses dos advogados e da maioria da população, fico com os advogados e a população".

A afirmação foi feita ontem, 17/11, pelo presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, ao comentar os motivos que levaram a entidade a entrar na justiça contra o movimento dos funcionários do Judiciário e que já dura dois meses.

Wadih explicou que a intenção da OAB - já conseguida na justiça estadual - era obrigar que pelo menos 50% dos grevistas voltassem a trabalhar. "Essa é uma greve que já dura dois meses e como toda greve no serviço público o movimento acaba se tornando um movimento contra a população, que depende desses serviços públicos, além do que essa greve tem trazido prejuízo incalculáveis aos advogados e a população em geral".

Confira abaixo a entrevista do presidente da OAB/RJ :

P- Por que a OAB do Rio de Janeiro resolveu entrar na justiça contra a greve nos funcionários do Judiciário?

R- Essa é uma greve que já dura quase dois meses e como toda greve no serviço público o movimento acaba se tornando um movimento contra a população, que depende desses serviços públicos, além do que essa greve tem trazido prejuízo incalculáveis aos advogados e a população em geral. E, entre os interesses corporativos dos serventuários, dos interesses dos advogados e da maioria da população, fico com os advogados e a população. Daí, o ingresso no Judiciário com a medida de que pelo menos metade dos serventuários em greve voltem a trabalhar.

P- Se os grevistas tivessem cumprido a lei a OAB/RJ não teria ingressado na justiça para garantir o funcionamento mínimo desse serviço?

R- A OAB do Rio de Janeiro estabeleceu desde o início negociações e, por meu intermédio, declarou publicamente que a reivindicação dos serventuários era justa. O percentual de reajuste de vencimentos foi negociado com o governo do estado e com o Poder Judiciário. O governo do estado resolveu desconhecer esse acordo. Repito: a reivindicação dos servidores é justa mas a população e os advogados não podem se tornar reféns de uma reivindicação corporativa. Negociamos várias vezes com o sindicato, pedimos que eles atendessem as medidas urgentes, inclusive o processamento dos mandatos de pagamento, mas eles se recusaram e por este motivo a OAB/RJ decidiu entrar na justiça para garantir o funcionamento mínimo.

P- Os advogados reclamaram junto à OAB-RJ ?

R- Os advogados estão indignados com essa greve dos funcionários do Judiciário. Não são alguns advogados. São milhares de advogados. A população está indignada com o movimento e a OAB/RJ está agindo em nome dos advogados e da população.

_______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...