MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IASP comemora 134 anos com presença de ministros do STF

IASP comemora 134 anos com presença de ministros do STF

O IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo comemora seus 134 anos de existência em cerimônia a ser realizar a partir das 19 horas do próximo dia 28/11, na seda da entidade (rua. Líbero Badaró, n° 377 - 26º andar).

Da Redação

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Atualizado em 27 de novembro de 2008 16:47


Comemoração

IASP comemora 134 anos com presença de ministros do STF

O IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo comemora hoje,  a partir das 19h, seus 134 anos de existência em cerimônia na sede da entidade (rua. Líbero Badaró, n° 377 - 26º andar).

Na ocasião, os ministros Marco Aurélio Mello e Antonio Cezar Peluso, do STF, serão homenageados recebendo, respectivamente, o Prêmio Barão de Ramalho e o título de associado honorário da entidade. Os advogados Celso Bandeira de Mello e Luiz Olavo Baptista receberão títulos de associados eméritos.

Ainda na cerimônia, serão diplomados os associados efetivos e colaboradores admitidos em 2008, e tomarão posse os conselheiros eleitos para o triênio 2009/2010. Após as outorgas e diplomações, será inaugurado novo espaço destinado à expansão da sede do Institudo dos Advogados.

Histórico da entidade

As ações e iniciativas do IASP vêm acontecendo paralelamente à história política, administrativa e jurídica do Brasil desde a sua fundação, em 29 de novembro de 1874.

No Rio de Janeiro, já existia desde 1843 o Instituto dos Advogados do Brasil - IAB. O Estado de São Paulo - que abrigava a Faculdade de Direito do Largo São Francisco - tinha premência em instalar o seu Instituto. O IASP passou então a exercer sua missão liderando posições e movimentos nacionais, como a elaboração e aperfeiçoamento das Constituições brasileiras, do Código de Ética dos Advogados.

A entidade tem cerca de 900 associados, entre advogados e membros da Magistratura e do Ministério Público.

Pela primeira vez ao longo de sua trajetória, o Instituto paulista é presidido por uma mulher, a advogada Maria Odete Duque Bertasi, em cuja gestão "o IASP mantém postura equilibrada no trato com as questões da administração da Justiça e na abordagem de temas relevantes do poder Judiciário, representando, sem discursos corporativos, os três agrupamentos que operam o Direito". Ela preside também o Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil.

______________

______________