MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Exposição em homenagem a Ramos de Azevedo marca inclusão do TJ/SP no projeto "Natal Iluminado"

Exposição em homenagem a Ramos de Azevedo marca inclusão do TJ/SP no projeto "Natal Iluminado"

O TJ/SP inaugurou no dia 8/12 uma exposição em homenagem ao engenheiro e arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, responsável pela introdução dos modelos arquitetônicos europeus na cidade de São Paulo, do final do século XIX até a primeira metade do século XX, entre os quais o prédio do Palácio da Justiça.

Da Redação

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Atualizado às 08:55


Homenagem

Exposição em homenagem a Ramos de Azevedo marca inclusão do TJ/SP no projeto "Natal Iluminado"

O TJ/SP inaugurou no dia 8/12 uma exposição em homenagem ao engenheiro e arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, responsável pela introdução dos modelos arquitetônicos europeus na cidade de São Paulo, do final do século XIX até a primeira metade do século XX, entre os quais o prédio do Palácio da Justiça.

A mostra deu início às festividades natalinas promovidas pelo TJ, que prevê até o próximo dia 19 a apresentação de grupos musicais e corais em um palco montado em frente ao prédio do Palácio, na Praça da Sé.

O evento desta terça-feira marcou também a inclusão oficial do Palácio da Justiça no projeto "Natal Iluminado", idealizado por Hermann da Silva Bergqvist.

Trata-se de uma parceria entre a Associação Comercial, a Prefeitura Municipal de São Paulo, e a Fiesp com apoio da Associação Paulista de Magistrados.

O projeto "Natal Iluminado" visa tornar a cidade de São Paulo mais atrativa aos turistas e cidadãos, destacando algumas das mais belas e importantes edificações da capital paulista.

Na abertura da solenidade o Coral do TJ apresentou músicas consagradas do repertório popular brasileiro. Em seguida, o coordenador do Museu do TJ, desembargador Alexandre Moreira Germano falou sobre a importância de Ramos de Azevedo para a arquitetura da capital paulista, citando alguns outros prédios da cidade construídos por ele, como Teatro Municipal, Correios e Colégio Caetano de Campos.

O poeta Paulo Bomfim, chefe do Cerimonial e Relações Públicas do Tribunal leu uma poesia de sua autoria, alusiva ao momento.

A exposição traz a biografia de Ramos de Azevedo e suas obras, por meio de fotografias, plantas do Palácio projetadas por seu escritório e desenhos de móveis confeccionados pelo Liceu de Artes e Ofício que decoram a sala onde funcionava o antigo Tribunal do Júri.

Em seu pronunciamento de abertura, o presidente do TJSP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi lembrou que o nome de Ramos de Azevedo se confunde com a própria história do Palácio da Justiça.

Após a abertura da exposição, todos se dirigiram ao palco montado em frente ao prédio do Palácio. O primeiro a ter a palavra foi o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti que falou de sua satisfação e alegria com a inserção do Palácio da Justiça no Projeto, beneficiando assim toda a população de São Paulo. Burti agradeceu a colaboração de todos os servidores do Tribunal de Justiça e disse que a inclusão do Palácio se tornou a partir de agora o ponto alto do "Natal Iluminado".

Na seqüência falou o presidente da Associação Paulista dos Magistrados - Apamagis, desembargador Henrique Nelson Calandra. Ele ressaltou o gosto do presidente Vallim Bellocchi pelas artes, e afirmou que em seus 30 anos de magistratura esta é a primeira vez que presencia uma união como esta, entre "arte, poesia e compromisso com a Justiça", implementada pelo presidente.

Ao final, o desembargador Vallim Bellocchi agradeceu a parceria da Associação Comercial, na pessoa de seu presidente Alencar Burti, "sempre preocupado com as questões sociais, e seu espírito inovador que viabilizou esta parceria".

Lembrou ainda da presença do Poeta Paulo Bomfim, "a poesia em pessoa", nas palavras do presidente do TJ/SP. E completou conclamando a população a acompanhar as apresentações musicais que acontecerão na Praça da Sé, sempre às 18h, até o próximo dia 19. O presidente revelou que a iluminação definitiva da fachada do Palácio da Justiça acontecerá no dia três de fevereiro, no aniversário de 175 anos do TJ.

Estiveram presentes ao evento o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ruy Pereira Camilo; o presidente da Seção Criminal, desembargador Eduardo Pereira Santos; o prefeito Gilberto Kassab; o filho do idealizador do projeto, Hermann Bergqvist, além de juízes, desembargadores e servidores do Tribunal.

Ramos de Azevedo

Francisco de Paula Ramos de Azevedo nasceu em 8 de dezembro de 1851 em São Paulo. Iniciou sua carreira de engenheiro na Escola Militar do Rio de Janeiro e posteriormente na Escola Central (futura Politécnica), também no Rio. Em 1875 ingressou na Universidade de Rela, em Grand, Bélgica.

De volta ao Brasil em 1879 passa a residir em Campinas, e a defender ideais liberais e democráticos relacionados ao ensino na universidade. Durante sete anos atuou em Campinas e outras cidades do interior paulista, mas principalmente em São Paulo, onde além do Palácio da Justiça seus traços arquitetônicos podem ser observados em outra obra relevante da capital - o Teatro Municipal.

Confira fotos do evento :


(Abertura do evento)


(Presidente do TJ/SP)


(Salão dos Passos Perdidos)

_________________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA