MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Dignidade Humana e Pessoa com Deficiência - Aspectos Legais e Trabalhistas"

Resultado do sorteio da obra "Dignidade Humana e Pessoa com Deficiência - Aspectos Legais e Trabalhistas"

Da Redação

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Atualizado em 18 de dezembro de 2008 16:31


Sorteio de obra


Migalhas sorteou a obra "Dignidade Humana e Pessoa com Deficiência - Aspectos Legais e Trabalhistas" (228 p.), de autoria de Sandra Morais de Brito Costa, e gentilmente oferecido pela Editora LTr. Abaixo, a premiada.


Sobre a obra :

Esta obra – que conferiu à autora o título de Mestra em Direito pela Universidade Mackenzie – propõe-se a analisar a influência do princípio da dignidade humana como fundamento da inserção no mercado de trabalho da pessoa com deficiência, analisando pormenorizadamente os aspectos desta relação trabalhista.

Logo nas primeiras páginas o leitor deparar-se-á com a descrição e análise de princípios fundamentais em nosso ordenamento jurídico: dignidade da pessoa humana, não-discriminação, com enfoque na questão da discriminação positiva.

A autora passa, então, a estudar os aspectos internacionais que regulam a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. E, assim, examina a coalisão do sistema de cotas e das ações afirmativas, enfrentando as variadas lacunas e dúvidas no procedimento relativo à inclusão laboral destas pessoas.

Mas, além da apresentação de possíveis soluções a questionamentos existentes, o leitor encontrará também um ousado estudo de complexos temas atuais e polêmicos, tais como responsabilidade social das empresas, requisitos para certificação, norma de responsabilidade social brasileira, deficiências objeto da legislação, formas de contratação.

Na derradeira etapa de sua refinada pesquisa, a autora aponta como se desenvolve a atuação estatal para a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, no espectro fiscalizatório a louvável atuação do Ministério do Trabalho e Emprego, as mesas de entendimento, a base de cálculo para o sistema de cotas, as penalidades pela infração, bem como o importantíssimo desempenho do Minitério Público do Trabalho, destacando a relevância dos termos de ajuste de conduta para a formação da mão-de-obra da pessoa com deficiência. Enfatiza, ainda, em determinados espectros a ação de nossos tribunais que contribuem de forma incomensurável para a efetividade da atuação estatal, destacando temas intrigantes dentre os quais: dano moral coletivo, termo de ajuste de conduta e ação fiscal, reintegração, ação anulatória de auto de infração.

Em suma, temos certeza de que o leitor apreciará esta obra que, antes de mais nada, expressa uma preocupação central da autora tanto em sua atuação prática quanto teórica: a necessidade de aprofundar-se em um conjunto de prementes questões que remetem aos Direitos Humanos do Trabalhador.

Fundamentalmente, nesse momento em que se discute a privatização dos direitos trabalhistas e sua desregulamentação e como paradoxo a publicização do direito civil.


Sobre a autora :

Sandra Morais de Brito Costa é Mestre em Direito Político e Econômico e Especialista em Direito pela Universidade Mackenzie. Especialista em Direito do Trabalho. Pós-graduada em Direito Administrativo. Professora. Auditora Fiscal do Trabalho.


________________

 Ganhadora :


  • Carla von Gerhardt, advogada da Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A

________________


Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...