MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fechado acordo em que a empresa StatoilHydro ASA adquire a empresa Anadarko Petróleo Ltda.

Fechado acordo em que a empresa StatoilHydro ASA adquire a empresa Anadarko Petróleo Ltda.

O escritório Veirano Advogados foi escolhido para assessorar a sociedade norueguesa StatoilHydro ASA e sua subsidiária brasileira, Hydro Brasil Óleo e Gás Ltda., na aquisição da Anadarko Petróleo Ltda., subsidiária brasileira da Anadarko Petroleum Corporation, representada pelo escritório Tozzini Freire Advogados, pelo valor líquido aproximado de US$ 1,4 bilhão.

Da Redação

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Atualizado às 09:31


Assessoria

Fechado acordo em que a empresa StatoilHydro ASA adquire a empresa Anadarko Petróleo Ltda.

O escritório Veirano Advogados foi escolhido para assessorar a sociedade norueguesa StatoilHydro ASA e sua subsidiária brasileira, Hydro Brasil Óleo e Gás Ltda., na aquisição da Anadarko Petróleo Ltda., subsidiária brasileira da Anadarko Petroleum Corporation pelo valor líquido aproximado de US$ 1,4 bilhão.

A empresa Anadarko foi representada pelo escritório Tozzini Freire Advogados.

O contrato de compra e venda foi assinado em março, mas o fechamento da operação aconteceu no último dia 10 de dezembro de 2008, após aprovação oficial da ANP. Foram analisadas questões contratuais, societárias, regulatórias e tributárias.

Com esta aquisição, a StatoilHydro ASA, por meio de suas subsidiárias brasileiras (Hydro Brasil Óleo e Gás Ltda. e Anadarko Petróleo Ltda.), tornou-se proprietária do Campo de Peregrino, descoberto em 2004, na bacia de Campos, a 85km da costa do Estado do Rio de Janeiro. As reservas esperadas desse campo de óleo pesado estão estimadas em aproximadamente 500 milhões de barris, excluindo possibilidades de incrementos já identificadas. O campo deve entrar em produção em 2010 e estima-se que a produção alcance 100 mil barris por dia no primeiro ano.

"Esta operação confirma o comprometimento em longo prazo da StatoilHydro com o Brasil e permite a empresa estabelecer uma posição de liderança em uma área de seu interesse e com significativo potencial de crescimento", explicou Thore E. Kristiansen, vice presidente da StatoilHydro.

A equipe do Veirano Advogados que participou desta operação foi coordenada por Ian Muniz, sócio do Departamento Tributário, juntamente com a associada Leticia Andrade, do Departamento Societário. O trabalho foi alinhado com os advogados internos da StatoilHydro no Brasil, Srs. Kristian Andersen e Gustavo Peretti, que tiveram assessoria financeira e contábil da Deloitte Touche Tomatsu.

____________

____________