MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP apoia projeto que traz isonomia de tratamento entre advogados e clientes

OAB/SP apoia projeto que traz isonomia de tratamento entre advogados e clientes

Já seguiu para a sanção presidencial o PL 28/03 (número original 5.657/01), de autoria do então deputado federal José Roberto Batocchio, que acrescenta dispositivo ao Estatuto da Advocacia , estabelecendo que "prescreve em 5 (cinco) anos a ação de prestação de contas pelas quantias recebidas pelo advogado de seu cliente ou de terceiros por conta dele (art. 34, XXI)".

Da Redação

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Atualizado às 07:52


PL

OAB/SP apoia projeto que traz isonomia de tratamento entre advogados e clientes

Já seguiu para a sanção presidencial o PL 28/03 (número original 5.657/01), de autoria do então deputado federal José Roberto Batocchio, que acrescenta dispositivo ao Estatuto da Advocacia, estabelecendo que "prescreve em 5 (cinco) anos a ação de prestação de contas pelas quantias recebidas pelo advogado de seu cliente ou de terceiros por conta dele (art. 34, XXI)".

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, endossa a sanção presidencial ao projeto por entender que este "traz isonomia para a matéria, atribuindo tratamento igualitário entre as partes contratantes, uma vez que é de 5 anos o prazo de cobrança de honorários advocatícios, previsto pelo Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94) , devendo o cliente dispor de igual prazo". O presidente D'Urso, no ano passado, chegou a oficiar a todos os parlamentares expressando o apoio dos advogados paulista ao PL.

Na justificativa do projeto, o autor argumentou que o Art. 25 do Estatuto da OAB fixava em cinco anos o prazo prescricional da ação de cobrança de honorários dos advogados, enquanto a ação de prestação de contas que o cliente pode mover contra o advogado só prescrevia em vinte anos.

Após a apresentação do projeto, de 2001, o Código Civil de 2003 reduziu o prazo de prescrição para as ações pessoais em geral para 10 anos (Art. 205). O relator, senador Almir Lando, endossou a proposta original justificando ser "correto o fundamento de isonomia, arguido na justificação da proposição". E considera cinco anos um prazo razoável para a propositura de ação de prestação de contas como a de que se trata no projeto.

____________________

____________________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...