MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Homenagem

Homenagem

APAMAGIS homenageia magistrados cassados

Da Redação

terça-feira, 19 de outubro de 2004

Atualizado em 18 de outubro de 2004 10:46

Homenagem

 

APAMAGIS homenageia magistrados cassados pelo regime militar

 

  • Data: 19 de outubro
  • Horário: 19h
  • Local: APAMAGIS, na rua Dom Diniz, 29, Jardim Luzitânia, SP

 

A Diretoria Executiva da APAMAGIS prestará uma homenagem em memória dos magistrados Dácio Aranha de Arruda Campos, Edgard de Moura Bittencourt e José Francisco Ferreira, em razão da passagem do 40.° aniversário da cassação de seus direitos civis e políticos.

 

"A APAMAGIS pensa no presente e no futuro, mas também sabe que tem de resgatar as injustiças do passado, essa é a razão da homenagem a esses três magistrados que lutaram em defesa da liberdade de expressão e contra o poder político vigente da época", declarou o des. Celso Luiz Limongi, presidente da APAMAGIS.

 

Na ocasião serão descerradas as placas comemorativas à memória dos homenageados, que terão seus nomes gravados para sempre na história da magistratura paulista.

 

Conheça um pouco mais da vida dos homenageados:

 

Edgard de Moura Bittencourt - Socialista, autor de vários livros, e extremamente avançado, em tema de Direito de Família, para a época. O que escreveu sobre concubinato e outros temas dessa espécie de Direito, hoje a Constituição Federal e o Código Civil o acolheram. Homem íntegro, juiz moral e tecnicamente capacitado, foi vítima da Revolução de 1964, tendo seus direitos cassados em razão de ideologia.

 

Dácio Aranha de Arruda Campos - Era confessadamente comunista. Mas, do mesmo modo que o des. Edgard M. Bittencourt, era um juiz trabalhador e rigoroso consigo próprio. Dono de uma vasta cultura humanística era redator de "O Estado de S. Paulo" e assinava seus artigos com o pseudônimo de "Matias Arrudão".

 

José Francisco Ferreira - Outro cassado pela Revolução. No dia 1.º de abril de 1964, não se conformando com a quebra da ordem política hasteou a bandeira a meio-pau, em frente ao Fórum de Pacaembu. Não deixou o recinto, mesmo instado pelos advogados da Comarca, preocupados com possível represália. E, de fato, foi preso, levado para São Paulo, e solto já de madrugada. Nenhuma pecha poderia imputar-se a sua pessoa, juiz que se pautava pelos mais rigorosos ditames da moral.

 

 

O evento acontecerá às 19 horas, na sede social da APAMAGIS, na rua Dom Diniz, 29 - Jardim Luzitânia, e será seguido de coquetel aos convidados.

 

 

 

INFORMAÇÕES

 

TELEFONE

 

(11) 3241-1288

 

ramais 123, 125 ou 141

Aurora ou Gizele

 

 

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...