MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ausência na Comissão de Conciliação Prévia não impõe extinção

Ausência na Comissão de Conciliação Prévia não impõe extinção

"A legislação ordinária não pode obrigar o empregado a utilizar os serviços prestados pelas Comissões de Conciliação Prévia ou Núcleos Intersindicais de Conciliação." Com esse entendimento, a 7.ª Turma do TRT da 2ª região, por meio de seus desembargadores, julgou inexistente a obrigatoriedade de submissão do conflito à Comissão de Conciliação Prévia, para exercício do direito de ação.

Da Redação

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Atualizado às 08:03


Ausência

TRT/SP - Ausência na Comissão de Conciliação Prévia não impõe extinção

"A legislação ordinária não pode obrigar o empregado a utilizar os serviços prestados pelas Comissões de Conciliação Prévia ou Núcleos Intersindicais de Conciliação."

Com esse entendimento, a 7.ª Turma do TRT da 2ª região, por meio de seus desembargadores, julgou inexistente a obrigatoriedade de submissão do conflito à Comissão de Conciliação Prévia, para exercício do direito de ação.

No recurso analisado, o recorrente pugnou pela determinação regular do processamento da reclamação, que em primeiro grau havia sido extinta, sem resolução do mérito.

Segundo o relator do processo, Juiz Convocado Nelson Bueno do Prado, "A CF/88 assegura que qualquer lesão ou ameaça de lesão não poderá ser excluída da apreciação do Poder Judiciário..."

Para o caso específico, o juiz acrescentou que: "os órgãos incumbidos da solução extrajudicial dos conflitos de interesse entre capital e trabalho oferecem esses serviços mediante pagamento e o empregado não pode ser obrigado a utilizar o serviço, mediante pagamento, quando o Estado assumiu constitucionalmente o poder-dever de solucionar os conflitos, fazendo-o por intermédio do Poder Judiciário, em especial, pela Justiça Federal do Trabalho, inclusive sem ônus para o empregado, quando beneficiário da justiça gratuita."

Dessa forma, a 7ª Turma do TRT/SP conheceu do recurso ordinário, afastando a extinção e determinando a baixa dos autos à Vara de origem, para regular processamento da reclamação, como entender de direito.

O acórdão unânime da 7ª Turma do TRT-SP foi publicado no DOEletrônico em 26/09/2008, sob o nº Ac. 20080801590. Processo nº 03511.2005.009.02.00-2.

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA