MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Entrevista imaginária com Machado de Assis

Entrevista imaginária com Machado de Assis

Especialíssima ! É assim que pode-se definir a entrevista "imaginária" publicada no site das Arcadas. A bem pensada de brincadeira perguntas ao escritor do cosme velho foi compilada por por Carlos Roberto Chueiri. Já as respostas foram retiradas da obra "Doutor Machado - o direito na vida e na obra de Machado de Assis", escrita por Miguel Matos e Cássio Schubsky.

Da Redação

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Atualizado em 19 de janeiro de 2009 09:29


Dr. Machado

Entrevista imaginária com Machado de Assis


Especialíssima ! É assim que pode-se definir a bem pensada entrevista "imaginária" feita ao escritor do Cosme Velho por Carlos Roberto Chueiri, para o site das Arcadas (clique aqui). A brincadeira conta com brilhantes respostas machadianas extraídas da obra "Doutor Machado - o direito na vida e na obra de Machado de Assis" , escrita por Miguel Matos e Cássio Schubsky. Vale a pena conferir !


  • Veja abaixo a matéria na íntegra.

__________

Entrevista imaginária com Machado de Assis (Dr.Machado)

Entrevista Dr. Machado

Num autêntico furo de reportagem, contando com os bons fluídos de Julio Frank, conseguimos que a personagem da obra de Schubsky & Mattos nos respondesse cerca de seis perguntas. Vamos às respostas deste talentoso entrevistado, noite avançada, perambulando entre as arcadas da quase bicentenária Academia.

FD - Doutor Machado, por favor, resuma sua opinião sobre a obra na qual a dupla S & M que o apresenta como personagem principal.

MA - "Palavra puxa palavra". "Há dessas reminiscências que não descansam antes que a pena ou a língua as publique".

FD - A intenção dos Autores, com este livro, é de apresenta-lo como um autêntico advogado. O senhor concorda ?

MA - "O homem é uma errata pensante". "Opinião - esse tribunal anônimo, invisível, em que cada membro acusa e julga"

FD - Mas, Dr. Machado, há uma indisfarçável coleção de personagens, de sua criação, que estão ligadas ao segmento jurídico. Uma coincidência?

MA - "A paisagem depende do ponto de vista". "Não é preciso ter a mesma idéia para dançar a mesma quadrilha"

FD - Com relação às Arcadas, berço de generosas personagens dos seus livros, qual é o seu sentimento pessoal sobre esta casa do saber?

MA - "A Academia de São Paulo, com é natural em uma corporação inteligente, deu em belo exemplo de confraternidade literária, rodeando de aplausos e animação os seus talentos mais capazes".

FD - Apesar de se apresentar de formas diferentes e estilos variados, a obra da dupla S&M também mostra aspectos da sua vida pessoal. Eles conseguiram seu intento?

MA -"Os segredos também são gente: nascem, vivem e morrem." "Ao cabo, a mentira é algumas vezes meia virtude".

FD - Agora, Dr. Machado, a pergunta que permanece há um século sem resposta: Capitu traiu Bentinho?

MA -"O maior pecado, depois do pecado, é a publicação do pecado".

A noite começava desaparecer. Cercado de querubins, no Jardim de Pedra, mirando Julio Frank que acenava lá de Cima - "estrelas são os olhos do céu -", Dr. Machado, com proverbial sabedoria, sentenciou, despedindo-se:

-"Filosofia é uma coisa, e morrer de verdade é outra". "O passado é ainda a melhor parte do presente".

(A entrevista imaginária teve as respostas do DR. MACHADO recolhidas na obra de Cássio Schubski e Miguel Mattos, objeto desta matéria compilada por Carlos Roberto Chueiri especialmente para "FD").

____________________
_____________

  • Adquira o seu exemplar da obra :




Doutor Machado - o direito na vida e na obra de Machado de Assis

- clique aqui

O singular livro "Doutor Machado - o direito na vida e na obra de Machado de Assis", escrito por Miguel Matos, editor do Migalhas, e Cássio Schubsky, editor da Editora Lettera.doc, mostra ao leitor o quanto o Direito invade a vida e a obra do Bruxo do Cosme Velho. O livro, com fino acabamento, inclui texto, imagens e destaca os personagens e a linguagem jurídica bastante notada na vasta obra machadiana, além da atuação de Machado como funcionário público federal.

________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas