MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Paulo Bomfim

Paulo Bomfim

O poeta lança no dia 21/10, na Academia Paulista

Da Redação

quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Atualizado em 19 de outubro de 2004 16:17

Lançamento

 

 

 

Paulo Bomfim

 

Paulo Bomfim nasceu em São Paulo no dia 30 de setembro de 1926, descendendo de bandeirantes e de fundadores de cidades. As origens da temática do "Armorial" circulam em suas veias.

 

De seu amor à terra surge também a comemoração do "Dia do Bandeirante", celebrado pela primeira vez em 14 de novembro de 1961.

 

Iniciou suas atividades jornalísticas em 1945, no Correio Paulistano, indo a seguir para o Diário de São Paulo a convite de Assis Chateaubriand onde escreveu durante uma década "Luz e Sombra", redigindo também "Notas Paulistas" para o "Diário de Notícias" do Rio. Foi diretor de Relações Públicas da "Fundação Cásper Líbero" e fundador, com Clóvis Graciano, da Galeria Atrium.

 

Homem de TV, produziu "Universidade na TV" juntamente com Heraldo Barbuy e Oswald de Andrade Filho, no Canal 2, "Crônica da Cidade" e "Mappin Movietone" no canal 4. Apresentou no Rádio Gazeta, "Hora do Livro" e "Gazeta é Notícia".

 

Seu livro de estréia foi "Antônio Triste", publicado em 1947 com prefácio de Guilherme de Almeida e ilustrações de Tarsila do Amaral. Em sua apresentação, Guilherme saudava o jovem estreante como "O novo poeta mais profundamente significativo da nova cidade de São Paulo". "Antônio Triste" foi premiado em 1948 pela Academia Brasileira de Letras com o "Prêmio Olavo Bilac". Fizeram parte da comissão julgadora, Manuel Bandeira, Olegário Mariano e Luiz Edmundo. Publica a seguir "Transfiguração" (1951), onde envereda através do soneto inglês nos roteiros de Gama transpostos para a descoberta do mar secreto e das Índias interiores. Depois, em "Relógio de Sol" (1952) lida com a alquimia poética e lança as primeiras cantigas, musicadas por Dinorah de Carvalho, Camargo Guarnieri, Theodoro Nogueira, Sérgio Vasconcelos, Oswaldo Lacerda e outros.

 

Lança em 1954 "Cantiga de Desencontro" e "Poema do Silêncio" surgindo depois "Armorial" de profundas vivências ancestrais, onde o bandeirismo é projetado no reino mágico dos Mitos. "Volta proustiana ao passado paulista" como escreveu Cassiano Ricardo. Clóvis Graciano é o ilustrador dessa edição. Em 1958, lança "Quinze Anos de Poesia" e "Poema da Descoberta". Publica a seguir "Sonetos"(1959), "Colecionador de Minutos", "Ramo de Rumos" (1961), "Antologia Poética" (1962), "Sonetos da Vida e da Morte" (1963). "Tempo Reverso" (1964), "Canções" (1966), "Calendário" (1963), "Poemas Escolhidos" (1973) com prefácio de Nogueira Moutinho, "Praia de Sonetos" (1981), com prefácio de Almeida Salles e ilustrações de Celina Lima Verde, "Sonetos do Caminho" (1983), com prefácio de Gilberto de Mello Kujawski. "Súdito da Noite" (1992), com prefácio de Ignácio da Silva Telles e capa de Dudu Santos, "50 Anos de Poesia" com prefácio de Rodrigo Leal Rodrigues e "Sonetos" pela Universitária Editora de Lisboa.

 

Suas obras foram traduzidas para o alemão, o francês, o inglês, o italiano e o castelhano. Em noite memorável de 23 de maio de 1963, entrou para a Academia Paulista de Letras onde foi saudado por Ibrahim Nobre. Presidente do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, na década de 70.

 

Em 1981 foi eleito Intelectual do Ano pela União Brasileira de Escritores, conquistando o "Troféu Juca Pato". Em 1991 recebe o título de "Príncipe dos Poetas Brasileiros", outorgado pela Revista Brasília e o prêmio "Obrigado São Paulo", da TV Manchete. Entregue no Rio de Janeiro o Prêmio da União Brasileira de Escritores, por seus 50 anos de Poesia.

 

É hoje o Decano da Academia Paulista de Letras.

 

 

A Água

 

Despe, na solidão da tarde,

Tua roupagem manchada de quotidiano,

E deixa que a chuva molhe teus cabelos

E vista teu corpo de escamas de prata.

Pousa, em teus ombros, o manto dos lagos

E colhe no cântaro de tuas mãos

A música dos dias que adormeceram

No fundo de teu ser.

Mármores líquidos moldarão teu corpo.

Nuvem,

Penetrarás a carne da manhã.

 

Paulo Bomfim

Patrocínio

Patrocínio Migalhas