MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Boletim da 437ª Sessão Ordinária do Cade

Boletim da 437ª Sessão Ordinária do Cade

Confira na íntegra o Boletim da 437ª Sessão Ordinária do Cade realizada ontem, 21/1.

Da Redação

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Atualizado às 07:52


Cade

Boletim da 437ª Sessão Ordinária do Cade

Veja abaixo na íntegra o Boletim da 437ª Sessão Ordinária do Cade realizada ontem, 21/1.

___________________
______________

O Plenário do Cade, reuniu-se ontem, 21/1, para a 437ª Sessão Ordinária de Julgamento. Na primeira reunião do Conselho em 2009, foram analisadas 20 matérias além dos despachos.

Merece destaque o Requerimento nº 08700.005321/2008-81, levado ao Plenário pelo Conselheiro Fernando de Magalhães Furlan. O Requerimento trata da celebração de Termo de Compromisso de Cessação (TCC) entre a Manuli Hidráulica do Brasil Ltda e o Cade. A Manuli Hidráulica do Brasil Ltda representa a Manuli Rubber Industries Spa. que tem sede em Milão.

A empresa estava sendo investigada, desde o final de 2007, pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) por possível participação em cartel internacional de mangueiras marítimas, denunciado por um de seus participantes por meio de Acordo de Leniência.

O Plenário aprovou a celebração do TCC que inclui, além do pagamento de contribuição pecuniária de R$ 2.100.000,00 a ser recolhida ao Fundo de Direitos Difusos (FDD) gerido pelo Ministério da Justiça, a admissão de participação na conduta anticompetitiva com efeitos no Brasil e o aporte de documentos comprobatórios relevantes. A Manuli se obriga, ainda, a colaborar ativa e efetivamente com as investigações no prazo de dezoito meses, quando o Cade avaliará o cumprimento do acordo, determinando o arquivamento do Processo com relação à empresa.

Um fator essencial para o cálculo da contribuição pecuniária é a importância do endurecimento no combate aos cartéis, o que garante a atratividade do programa de leniência, segundo o voto do Conselheiro Relator.

O Processo Administrativo nº 08012.010932/2007-18, ainda em trâmite na SDE, também foi motivo de celebração de TCC ente a Bridgestone Corporation e o Cade no ano de 2008. O Termo também foi levado ao Plenário pelo Conselheiro Furlan.

O Plenário ainda aprovou, sem restrições, a aquisição da totalidade das ações da Company S.A. pela Brascan Residential Properties. A operação integra as atividades e estruturas acionárias das duas empresas envolvendo, basicamente, os segmentos de incorporação imobiliária e construção civil.

Esta foi a primeira Sessão do Cade com a participação do novo Representante do Ministério Público no Cade, Antonio Augusto Brandão de Aras.

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...