MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Missa em memória do ministro Hélio Quaglia Barbosa

Missa em memória do ministro Hélio Quaglia Barbosa

A missa de um ano do falecimento do ministro Hélio Quaglia Barbosa, do STJ, será realizada hoje, dia 2/2, às 19h30, na capela do próprio Tribunal. O ministro Hélio Quaglia Barbosa faleceu no dia 1º de fevereiro do ano passado, em São Paulo/SP.

Da Redação

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Atualizado às 14:13


1 ano

Missa em memória do ministro Hélio Quaglia Barbosa

A missa de um ano do falecimento do ministro Hélio Quaglia Barbosa, do STJ, será realizada hoje, dia 2/2, às 19h30, na capela do próprio Tribunal.

O ministro Hélio Quaglia Barbosa faleceu no dia 1º de fevereiro do ano passado, em São Paulo/SP.

Um ano sem Quaglia Barbosa

O paulistano Quaglia Barbosa, nascido em 1941, ingressou no STJ em 2004, após uma longa carreira no TJ/SP. Para ele, ser ministro era um trabalho de dedicação ao cargo.

Na área jurídica desde 1968, carreira que abraçou como juiz de Direito de São Paulo, Hélio Quaglia Barbosa graduou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP.

Trabalhou em várias comarcas paulistas, até chegar ao cargo de juiz de Direito da 19ª Vara Criminal e da 4ª Vara da Fazenda Municipal. De 1984 a 1993, ocupou o cargo de juiz do Segundo Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, sendo promovido a desembargador do Tribunal de Justiça paulista pelo critério de antiguidade, instituição que deixou em 2004 para assumir o cargo de ministro do STJ.

Para chegar ao STJ, integrou por três vezes a lista tríplice que é encaminhada ao presidente da República para indicação, sempre com votações expressivas. Ao receber a notícia de sua indicação para o STJ, disse que se inaugurava uma nova etapa em sua carreira de magistrado. "É o enfrentamento de uma nova situação, visando conseguir novos objetivos."

No STJ, integrou a Sexta Turma da Terceira Seção e, depois de ficar afastado durante três anos das matérias cíveis, retomou a análise de casos de Direito Privado, transferindo-se para a Quarta Turma, órgão integrante da Segunda Seção. Também compunha a Corte Especial do STJ.

______________