MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Líderes decidem hoje rejeitar MP das Filantrópicas

Líderes decidem hoje rejeitar MP das Filantrópicas

Na primeira reunião do ano legislativo, nesta terça-feira, os líderes partidários decidiram que vão rejeitar a MP 446/08, que altera as regras para certificação de entidades filantrópicas.

Da Redação

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Atualizado às 09:34


Filantrópicas

Líderes decidem hoje rejeitar MP das Filantrópicas

Na primeira reunião do ano legislativo, nesta terça-feira, os líderes partidários decidiram que vão rejeitar a MP 446/08 (clique aqui), que altera as regras para certificação de entidades filantrópicas.

Essa medida e as emendas do Senado à MP 443/08 (clique aqui), já aprovada pela Câmara em novembro do ano passado, serão incluídas na pauta de votações de hoje, dia 4. Ambas trancam a pauta a partir desta semana. A MP 443 autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprar participações em bancos e outras instituições financeiras com dificuldades.

Em novembro do ano passado, o então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho - PMDB/RN, devolveu a MP das Filantrópicas ao Executivo com o argumento de que a matéria não atendia aos requisitos constitucionais de urgência e relevância. Na semana passada, no entanto, o Conselho Nacional de Assistência Social baseou-se no texto da medida provisória para renovar 4.100 certificados de entidades filantrópicas.

O presidente da Câmara, Michel Temer, informou que vai entrar em contato com o novo presidente do Senado, José Sarney, para saber como a MP das Filantrópicas pode ser enviada para a Câmara, uma vez que existem pendências regimentais sobre o assunto. A MP está na Mesa do Congresso Nacional.

De acordo com Temer, o secretário-geral da Mesa Diretora está conversando com o secretário-geral do Senado para avaliar o melhor trâmite regimental a ser seguido no caso.

Decreto legislativo

Sobre a pauta da sessão, o líder do governo, Henrique Fontana - PT/RS, disse que a rejeição da MP 446/08 está associada à aprovação de decreto legislativo que dará validade às decisões tomadas durante a vigência dessa MP.

Ele ressaltou, entretanto, que não houve nenhum tipo de anistia para as entidades filantrópicas. "Elas continuam sendo fiscalizadas pelo governo", destacou.

No entanto, o deputado José Aníbal - SP, líder do PSDB, disse que a oposição não tem compromisso com o mérito do decreto legislativo, mas apenas com a análise das MPs. "Não vamos sancionar tudo aquilo que já foi praticado em nome da medida provisória". Aníbal enfatizou ainda que a MP 443 é o item importante da pauta, porque tem relação com a crise econômica.

Nova legislação

Já o novo líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado - GO, afirmou ser impossível votar esse decreto legislativo nesta quarta-feira, porque, segundo ele, a oposição não sabe os termos do texto que será apresentado. Além disso, regimentalmente, a comissão que deveria analisar a MP teria 15 dias para elaborar o decreto legislativo para substituí-la.

O deputado Maurício Rands - PT/PE destacou que, "se essa MP for revogada sem que as medidas sejam mantidas, as filantrópicas não terão como funcionar". Ele enfatizou que as entidades complementam o trabalho do Estado na área de assistência social. Segundo Rands, a ideia é criar uma base para que uma nova legislação seja discutida, uma vez que o texto atual não satisfez ninguém.

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA