MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. D´Urso elogia Súmula Vinculante 14 e descentralização da justiça estadual na abertura do ano judiciário

D´Urso elogia Súmula Vinculante 14 e descentralização da justiça estadual na abertura do ano judiciário

Na sessão solene de abertura do Ano Judiciário, no TJ/SP, no dia 3/2, o presidente da OAB /SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, em seu discurso, cumprimentou, inicialmente, o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, pela edição da Súmula Vinculante 14, que assegura aos advogados acesso às provas constantes de inquéritos policiais, a despeito de tramitarem em segredo de justiça. Para D´Urso, a súmula

Da Redação

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Atualizado às 08:37


Súmula Vinculante

D'Urso elogia Súmula Vinculante 14 e descentralização da justiça estadual na abertura do ano judiciário

Na sessão solene de abertura do Ano Judiciário, no TJ/SP, no dia 3/2, o presidente da OAB /SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, em seu discurso, cumprimentou, inicialmente, o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, pela edição da Súmula Vinculante 14, que assegura aos advogados acesso às provas constantes de inquéritos policiais, a despeito de tramitarem em segredo de justiça. Para D'Urso, a súmula repercute uma aspiração do Estado Democrático de Direito.

D'Urso também fez menção aos 135 anos de fundação do TJ/SP: "Durante esses 135 anos, o TJ nasceu e se tornou o mais forte braço da justiça estadual republicana, cujos membros, ao longo de quase um século e meio, têm demonstrado independência e sabedoria na luta pelo estado democrático de Direito", declarou o presidente da OAB/SP.

Sobre o Judiciário, afirmou: "A Ordem tem dado o seu apoio integral à informatização do processo judicial, a fim de garantir sua maior rapidez. Para tanto, também apoiamos a criação de mais 130 cargos de desembargadores, a descentralização do judiciário, com a criação de Câmaras no Interior , inicialmente em Campinas. Também defendemos a autonomia financeira do judiciário, que sofreu um corte de 40% no seu orçamento."

Por fim, D'Urso defendeu a Judiciário de uma suposta "judicialização da política", ou seja, de estar assumindo competências do Legislativo. "Na verdade, a Corte Suprema se vê compelida a atuar em casos de omissão legislativa. Não há judicialização da política quando as questões políticas se configuram como legítimas questões de Direito", ressaltou.

Na seqüência, o desembargador Justino Magno Araújo comentou que a morosidade da justiça vem sendo combatida com a implantação de fóruns regionais. "Fora isso, o Tribunal cogita criar câmaras especializadas para conferir mais rapidez à justiça. O sensato é redistribuir os casos de forma racional, como tenta fazer este Tribunal, um dos maiores do mundo."

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, por sua vez, defendeu o expediente da justiça itinerante como uma maneira de levar uma resposta rápida ao cidadão, especialmente ao menos aquinhoado.

Já o prefeito Gilberto Kassab enfatizou que sem a parceria com o TJ/SP a prefeitura não teria conseguido emplacar a Lei Cidade Limpa, o fornecimento de leite de qualidade às escolas e nem o rodízio de caminhões.

O ministro Gilmar Mendes aproveitou sua fala para saudar a cooperação entre o judiciário e a OAB, além de salientar a importância da conciliação de conflitos mediante a realização de mutirões para descongestionar o judiciário. Também avaliou a situação dos presos no Brasil.

Emocionado, o desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, governador em exercício de São Paulo, que recebeu muitas homenagens por este fato, declarou estar com saudades do Palácio da Justiça.

Encerrando a cerimônia, o desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo em exercício, lembrou a importância do TJ/SP em números: 17 milhões, 866 mil e 425 processos em andamento em primeira instância; cerca de 530 mil processos em segunda instância, aguardando o julgamento de recursos; 351 desembargadores efetivos em exercício; 44 mil funcionários ativos e 11 mil inativos.

Também compuseram a mesa de honra, além do presidente Luiz Flávio Borges D'Urso, o desembargador Justino Magno Araújo, orador em nome do TJ/SP, desembargadora Marli Marques Ferreira, presidente do TRD da 3ª região, Fernando Grella Vieira, procurador-geral de Justiça de São Paulo, desembargador Marcos César Müller, presidente do TRE/SP, desembargador Rui Pereira Camilo, corregedor-geral de justiça do Estado de São Paulo, prefeito Gilberto Kassab, Waldir Agnello, vice-presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, governador em exercício de São Paulo e desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares, presidente do TJ/SP em exercício.

__________________
____________

Leia mais

  • 5/2/09 - Senadores divergem sobre a 14ª Súmula Vinculante relativa ao acesso de advogados a provas de inquérito - clique aqui
  • 5/2/09 - OAB vai ao STF contra lei do Rio que restringe acesso a inquérito policial - clique aqui
  • 3/2/09 - STF edita Súmula Vinculante que permite acesso de advogado a inquérito policial sigiloso - clique aqui

______________

______________

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...