MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Executiva do DEM desfilia deputado Edmar Moreira

Executiva do DEM desfilia deputado Edmar Moreira

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia - RJ, distribuiu hoje, dia 12/2, no Salão Verde uma nota à imprensa na qual anuncia que o deputado Edmar Moreira - MG não é mais filiado ao partido.

Da Redação

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Atualizado às 14:14


Desfiliado

Executiva do DEM desfilia deputado Edmar Moreira

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia - RJ, distribuiu hoje, dia 12/2, no Salão Verde uma nota à imprensa na qual anuncia que o deputado Edmar Moreira - MG não é mais filiado ao partido.

A Comissão Executiva Nacional do DEM pela manhã de hoje e decidiu por unanimidade desfiliar o deputado, que é acusado, entre outras coisas, de não ter declarado a propriedade de um castelo em Minas Gerais. O deputado argumenta que transferiu o imóvel para os filhos.

Rodrigo Maia informou em entrevista coletiva que a decisão da Executiva apenas formaliza uma situação criada pelo deputado quando pediu ao TSE a declaração de justa causa para sua desfiliação. No pedido, Edmar Moreira argumenta que está sendo vítima de perseguição política dentro do seu próprio partido.

Maia afirmou que esse pedido inviabiliza a permanência de Edmar Moreira no partido.

O deputado explicou também que a desfiliação é diferente da expulsão. Com a desfiliação, segundo ele, a Executiva apenas formalizou uma situação criada pelo deputado. A expulsão seria uma iniciativa do partido, que deveria abrir um processo, inclusive com direito de defesa.

Questionado se o DEM reivindicaria no TSE a vaga de Moreira, Rodrigo Maia afirmou que o partido vai aguardar a decisão do tribunal em relação à consulta do deputado. Segundo ele, se o tribunal negar o pedido de desfiliação por justa causa, o partido entende que tem direito ao mandato e o reivindicará.

Indagado se esse episódio provoca desgaste na imagem do partido, Maia disse que a legenda deu uma resposta imediata e sai desse processo mostrando que não é conivente com as irregularidades atribuídas ao parlamentar.

Ele ressalvou que o DEM não criou o problema, porque a eleição de Edmar Moreira para a 2ª vice-presidência da Câmara ocorreu à revelia do partido, que apresentou outro candidato.

Rodrigo Maia afirmou também que, do ponto de vista do DEM, o episódio está encerrado. Quanto a uma futura investigação sobre os gastos do deputado com verba indenizatória da Câmara, afirmou que o assunto é da alçada da Mesa Diretora.

Psol pede apuração de notas fiscais

Os três deputados do Psol - Ivan Valente - SP, Luciana Genro - RS e Chico Alencar - RJ vão pedir ao corregedor da Câmara, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto - DEM/BA, a averiguação das notas fiscais das despesas com a verba indenizatória do deputado Edmar Moreira - DEM/MG.

Segundo o líder do partido, deputado Ivan Valente, é preciso verificar se os R$ 140 mil gastos por Moreira, em 2008, com serviços de segurança foram pagos a empresa do próprio parlamentar ou de familiares. "Se isso for confirmado, é uma prova contundente de quebra de decoro e, portanto, o corregedor poderá solicitar a instauração de processo disciplinar imediatamente", disse Valente.

O Psol também vai pedir a aprovação do Projeto de Resolução 120/08, da deputada Luciana Genro, que obriga a Câmara a disponibilizar na internet, de forma detalhada (como valores gastos e beneficiados), as despesas mensais dos deputados com a verba indenizatória. Ivan Valente lembrou que ontem a Mesa Diretora assumiu o compromisso de divulgar essas notas, mas ressaltou que o Psol já havia apresentado um projeto nesse sentido há um ano.

Temer pede avaliação sobre pedido do Psol

O presidente da Câmara, Michel Temer, informou há pouco que encaminhou a representação do Psol contra o deputado Edmar Moreira - MG à Secretaria Geral da Mesa. Caso o pedido seja considerado procedente, ele dará prosseguimento à representação.

O PSOL pede investigação sobre os gastos de Edmar Moreira com serviços de segurança. O Psol quer saber se o parlamentar usou a verba indenizatória para contratar esses serviços da sua própria empresa de segurança ou de empresas de familiares.

Temer lembrou que já pediu ao 1º secretário, Rafael Guerra - PSDB/MG, um estudo para tornar mais transparente as informações sobre as notas fiscais referentes ao uso da verba indenizatória. O presidente explicou que assim que houver uma proposta, a medida que for adotada passará a valer imediatamente.

O presidente afirmou que o estudo deve estar concluído até a próxima terça-feira, 17/2, quando será discutido em reunião da Mesa Diretora.

_________
______________

Leia mais

  • 12/2/09 - Plenário da Câmara elege ACM Neto para 2ª vice - clique aqui
  • 10/2/09 - DEM indica ACM Neto para o cargo de corregedor - clique aqui
  • 6/2/09 - Castelo do deputado Edmar Moreira gera discussão que pode resultar em renúncia - clique aqui

______________

 

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA