MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP quer saber se Operação Satiagraha grampeou advogados ilegalmente

OAB/SP quer saber se Operação Satiagraha grampeou advogados ilegalmente

A partir da informação que, além de autoridades do judiciário e parlamentares, advogados também teriam sido investigados e grampeados ilegalmente durante a operação Satiagraha, o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, nomeou o advogado criminalista José Roberto Batochio, conselheiro federal emérito e membro nato da OAB, para emitir um parecer sobre o tema.

Da Redação

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Atualizado às 15:38


Operação Satiagraha

OAB/SP quer saber se Operação Satiagraha grampeou advogados ilegalmente

A partir da informação que, além de autoridades do judiciário e parlamentares, advogados também teriam sido investigados e grampeados ilegalmente durante a operação Satiagraha, o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, nomeou o advogado criminalista José Roberto Batochio, conselheiro federal emérito e membro nato da OAB, para emitir um parecer sobre o tema.

"Não se pode admitir os excessos de autoridades durante investigações policiais porque essa atitude é tão nociva para a sociedade quanto à conduta a ser investigada", diz D'Urso. O parecer foi feito depois das evidências que advogados foram espionados durante a operação Satiagraha, realizada pela Polícia Federal para investigar supostos crimes do banqueiro Daniel Dantas.

"A OAB/SP apóia o Estado em suas investigações criminais para apurar e punir aqueles que cometem crimes. Mas todos devem trabalhar dentro da lei. Não podemos compactuar com atitudes ilegais de quem deve zelar pela democracia e pelo Estado de Direito", completa o presidente da OAB/SP.

No parecer, Batochio afirma que outras pessoas foram perseguidas pela polícia, além do advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, Nélio Machado, também defensor de Daniel Dantas, se afastou do caso depois que foi divulgado que ele também seria alvo das investigações do delegado Protógenes.

Durante a Operação Gepeto, que investigou possíveis condutas irregulares na Satiagraha, a PF apreendeu material na Abin e na casa do delegado comprovando a existência de escutas telefônicas, filmagens e fotografias de advogados, parlamentares, autoridades do governo federal e de jornalistas.

_______________
____________________

Leia mais

  • 23/1/09 - Governo bloqueia mais de US$ 2 bilhões em contas no exterior. Procuradoria da República em SP contesta valor - clique aqui

  • 30/12/08 - Paulo Lacerda é exonerado da direção da Abin - clique aqui

  • 4/12/08 - Presidente do TRF da 3ª região acolhe suspensão de segurança da AGU - clique aqui

  • 2/12/08 - JF condena Daniel Dantas a dez anos de prisão - clique aqui

  • 18/11/08 - Juiz continuará à frente do processo em que Dantas é acusado de corrupção - clique aqui
  • 7/11/08 - STF decide pela liberdade de Daniel Dantas - clique aqui
  • 11/7/08 - Daniel Dantas - O caso e a repercussão na imprensa - clique aqui.

______________

______________