MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Trapalhada em Portunhol - Em entrevista ao jornal El País, Tarso Genro é "interpretado erroneamente"

Trapalhada em Portunhol - Em entrevista ao jornal El País, Tarso Genro é "interpretado erroneamente"

Em entrevista ao jornal espanhol El País no dia 18/2, em Madri, o ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à ministra Dilma Roussef é a maior vantagem que um candidato à presidência poderia ter. A palavra handicap - utilizada pelo ministro com a conotação de "vantagem" - foi equivocadamente interpretada pelo repórter espanhol como "obstáculo", o que gerou a manchete "O grande obstáculo de Dilma Roussef é o apoio de Lula".

Da Redação

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Atualizado às 08:46


Trapalhada em Portunhol

Em entrevista ao jornal El País, Tarso Genro é "interpretado erroneamente"

Em entrevista ao jornal espanhol El País no dia 18/2, em Madri, o ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à ministra Dilma Roussef é a maior vantagem que um candidato à presidência poderia ter.

A palavra handicap - utilizada pelo ministro com a conotação de "vantagem" - foi equivocadamente interpretada pelo repórter espanhol como "obstáculo", o que gerou a manchete "O grande obstáculo de Dilma Roussef é o apoio de Lula".

Perguntado sobre como vê a ministra Dilma Roussef na corrida presidencial, o ministro Tarso Genro respondeu: "É uma boa candidata, tem boa capacidade de gestão, mas, sobretudo, tem a maior vantagem que algum candidato à presidência pode ter: o apoio do presidente Lula...".

Atenção !

  • Clique aqui e confira a matéria da trapalhada internacional na íntegra.

Correção

O ministro da Justiça solicitou a correção do equívoco por meio de carta enviada ao diretor do jornal El País, Javier Moreno.

  • Veja abaixo, em português, o comunicado enviado ao jornal El País.

__________

"Senhor diretor,

Em entrevista ao jornalista Javier Lafuente declarei que o apoio do presidente Lula à ministra Dilma Roussef seria a maior "vantagem" que alguém poderia ter numa campanha presidencial. Utilizei a palavra "handicap", que no Brasil tem uma conotação positiva. No entanto, ela foi interpretada por Lafuente como "obstáculo" - um sentido completamente oposto ao que me referi. Uma vez que se trata de um dos principais jornais do mundo, a matéria publicada no El País teve imediata repercussão na imprensa brasileira. Gostaria, por gentileza, que o equívoco fosse desfeito de alguma forma.

Atenciosamente,

Tarso Genro
Ministro de Estado da Justiça do Brasil"

______________