MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico"

Resultado do sorteio da obra "Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico"

Da Redação

sexta-feira, 6 de março de 2009

Atualizado em 3 de março de 2009 11:29


Sorteio de obra

Migalhas tem o prazer de sortear a obra "Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico" (Dialética - 143p.), de autoria do professor de Direito Tributário e doutor, Estevão Horvath. O livro destaca um tema polêmico e aborda a distinção entre os impostos, as taxas e as contribuições e expõe as conseqüências jurídicas decorrentes dessa diferença.

Sobre a obra :


O livro aborda as contribuições de intervenção no domínio econômico e discute os problemas jurídicos decorrentes de quando essa forma de tributação não acontece na forma determinada pela Constituição. O autor defende a tese de qual tipo de contribuição será inconstitucional caso não alcance sua destinação legalmente prevista.

"Os impostos não tem caráter retributivo e servem para cobrir os gastos gerais do Estado. Já as taxas existem para remunerar um serviço específico. E as contribuições foram criadas para fazer frente a uma determinada despesa", revela Horvath.

No livro, o autor demonstra o constante desvio de finalidade desse tipo de tributo que, equivocadamente, transforma-se num instrumento de arrecadação tributária a mais. Nesse aspecto, resulta que a Constituição é constantemente violada em muitas situações do cotidiano. Na chamada CIDE – Combustíveis, por exemplo, a sua arrecadação deveria ir, segundo a lei (também equivocadamente), parcialmente, para melhorar a infra-estrutura das rodovias federais. Entretanto, isso nem sempre ocorre, sendo os recursos destinados a outras finalidades não autorizadas pela Constituição.

"A espécie deveria ser vinculada a uma atuação da União no domínio econômico e sua arrecadação, destinada a tal finalidade. Na realidade, porém, grande parte da arrecadação vai para atividades não autorizadas pela Constituição, como, por exemplo, para acrescer recursos ao superávit e enviar receitas a Estados e Municípios" – conclui.

Sobre o autor :

Estevão Horvath é professor da graduação, especialização, mestrado e doutorado na PUC/SP. Professor de Direito Financeiro da USP/SP. Diretor de Relações Internacionais do Instituto Geraldo Ataliba. Mestre pela PUC/SP. Doutor e Pós-Doutor pela Universidade Autônoma de Madri. Membro do Conselho Consultivo da Revista Francesa de Finanças Públicas (Paris). Livre docente pela USP/SP. Autor de diversas obras na área do Direito, entre eles os livros: "Lançamento Tributário e Autolançamento", "O Princípio do Não-Confisco no Direito Tributário" e "Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico".

__________________

 Ganhador :

Dimas Gregorio, advogado do escritório Lemos e Associados Advocacia, em Campinas/SP

__________________




Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...