MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Boletim da 439ª Sessão Ordinária do Cade

Boletim da 439ª Sessão Ordinária do Cade

Confira na íntegra o Boletim da 439ª Sessão Ordinária do Cade realizada ontem, 4/3.

Da Redação

quinta-feira, 5 de março de 2009

Atualizado às 08:22


Cade

Boletim da 439ª Sessão Ordinária do Cade

Veja abaixo na íntegra o Boletim da 439ª Sessão Ordinária do Cade realizada ontem, 4/3.

___________________
______________

Plenário do Cade, reuniu-se nesta quarta-feira, 4/3, para sua 439ª Sessão Ordinária de Julgamento. Foram analisadas 34 matérias além dos despachos.

O Conselheiro Fernando Furlan, levou ao Plenário dois Atos de Concentração (AC) envolvendo a Votorantim Cimentos Brasil Ltda.. O primeiro, AC de número 08012.005777/2008-07 trata da aquisição, pela Votorantim, do controle das atividades da Mineração Financial, pertencente ao Grupo Financial, para extração e comercialização de britas na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O contrato entre as empresas previa a não-concorrência da Financial, num período de cinco anos para todo o Estado do Mato Grosso do Sul. O Conselheiro Relator argumentou que a cláusula de não-concorrência, por não estar em conformidade com os entendimentos anteriores do Cade, deveria ser adequada à região metropolitana de Campo Grande/MS. O Conselheiro foi acompanhado pelo Plenário, que aprovou a operação.

Já o Ato de Concentração nº08012.008939/2008-51 consiste na aquisição, pela Votorantim, do controle dos ativos da Pavimentadora e Construtora Vicente Matheus Ltda. relacionados à extração e comercialização de britas na cidade de Arujá, São Paulo. Pelo contrato, a Vicente Matheus estaria obrigada a não concorrer com a Votorantim, pelo período de 5 anos, sem delimitação geográfica. O Conselheiro Fernando Furlan, novamente, atribuiu às empresas a adequação da cláusula de não-concorrência que, neste caso, deve ser limitada à região metropolitana de São Paulo/SP.

O Conselheiro Fernando Furlan destacou a participação do Grupo Técnico (GT) de Economia nas considerações para a realização de seu voto no caso Votorantim/Financial. O GT de Economia do Cade é composto por técnicos do Conselho, tem como Coordenador Técnico o Economista Sérgio Aquino e como Coordenador Executivo o Gestor Alexandre Henriksen, sendo representado no Plenário pelo próprio Conselheiro Furlan e também pelo Conselheiro Paulo Furquim de Azevedo.

O Conselheiro Olavo Chinaglia levou ao Plenário o Ato de Concentração nº08012.009624/2008-21, que trata da aquisição total das ações do capital social da Carroll's Foods do Brasil S.A. (pertencentes a MPE Participações em Agronegócios S.A.) pela empresa Frigoríficos Mabella Ltda. (controlada pela Marfrig Frigoríficos e Comércio de Alimentos S.A.). O Conselheiro Relator, considerou a operação intempestiva e por esse motivo votou pela aplicação de multa no valor de R$ 171.765,47 (cento e setenta e um mil, setecentos e sessenta e cinco reais e quarenta e sete centavos), além de condicionar as empresas a comprovarem a limitação do alcance de cláusula de não-concorrência ao Estado de Mato Grosso. Por maioria, o Plenário acompanhou o voto do Relator determinando às empresas 30 dias, contados da publicação do acórdão, para pagamento da multa e comprovação de limitação de não-concorrência.

_______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...