MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado da promoção - Homenagem a Antonio Carlos Morato

Resultado da promoção - Homenagem a Antonio Carlos Morato

Da Redação

segunda-feira, 23 de março de 2009

Atualizado em 12 de março de 2009 12:27


Promoção imperdível

Homenagem aos grandes doutrinadores do Direito brasileiro

Voltar às aulas é uma festa, reencontrar os colegas, colocar a conversa em dia.

É com esse entusiasmo que Migalhas homenageia, diariamente, nomes consagrados do meio jurídico, levando esses grandes doutrinadores até a sua prateleira.

O homenageado de hoje é o notável advogado e professor, Antonio Carlos Morato. Seja um dos felizardos que receberá em casa um dos livros deste admirável jurista.

Conheça as obras e acesse o link, no final desta página, para concorrer.


Sobre as obras :

"Pessoa Jurídica Consumidora" (RT - 304p.)

Tema polêmico e pouco abordado na doutrina, a consideração da pessoa jurídica como consumidor está explícita no CDC, sem qualquer restrição no que tange ao seu potencial econômico, pois o critério da Lei 8.078/90 é simplesmente o da destinação final e a vulnerabilidade pode ser tanto econômica (hipossuficiência) quanto cognitiva (técnica e jurídica).

A presente obra compõe um amplo e relevante painel sobre a questão: estuda desde o seu desenvolvimento histórico até o futuro da pessoa jurídica consumidora, passando pelas diversas teorias sobre a pessoa jurídica, pela polêmica a respeito de um conceito mais amplo de pessoa jurídica consumidora, pelo Direito estrangeiro. Merecem especial destaque os capítulos que tratam do princípio da boa-fé e sua repercussão, da responsabilidade civil e das práticas abusivas, dos contratos de consumo e do Estado consumidor e fornecedor.


"Direito de Autor em Obra Coletiva" (Saraiva - 194p.)

A obra apresenta no seu conteúdo: os direitos da personalidade e a obra coletiva; a obra coletiva no direito estrangeiro; autoria e criação; a obra coletiva em seus aspectos gerais; a obra coletiva no ordenamento jurídico brasileiro; espécies de obra coletiva.




Sobre o autor :

Antonio Carlos Morato é advogado e professor universitário. Leciona Direito Civil na Faculdade de Direito da USP, bem como Direito Civil, Direitos Intelectuais e Direito do Consumidor na FMU, na qual também ministra, no curso de mestrado em Direito da Sociedade da Informação, a disciplina de Direito de Autor e Direitos Conexos na Sociedade da Informação. É doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP, instituição em que também obteve o título de mestre em Direito Civil e é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da PUC/SP. Atua ainda como avaliador institucional para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação (MEC), como parecerista "ad-hoc" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e como membro de diversas comissões da OAB/SP e do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo.

_________________

 Ganhadores :

O livro "Pessoa Jurídica Consumidora" (RT - 304p.) saiu para Marcelo Mendes Cunha, advogado trabalhista de Uberlândia/MG;

O contemplado com a obra "Direito de Autor em Obra Coletiva" (Saraiva - 194p.) é Luciano Hellstrom, estagiário da Justiça Federal, em Salvador/BA

__________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...