MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cidade de Patrocínio/MG já conta com nova vara

Cidade de Patrocínio/MG já conta com nova vara

O desembargador Sérgio Resende, o juiz Valter Rocha e o desembargador Maurício Barros oficializam nova varaO presidente do TJ/MG, desembargador Sérgio Resende, e o juiz diretor do Foro de Patrocínio, Valter Rocha Rubio, instalaram na última sexta-feira, 13/3, a Vara de Execuções Criminais, Execuções Fiscais e Cartas Precatórias Criminais da comarca Além deles, o desembargador Maurício Barros descerrou a placa que faz referência ao evento.

Da Redação

segunda-feira, 16 de março de 2009

Atualizado às 15:23


Nova Vara em MG

Cidade de Patrocínio já conta com nova vara

O desembargador Sérgio Resende, o juiz Valter Rocha e o desembargador Maurício Barros oficializam nova vara. O presidente do TJ/MG, desembargador Sérgio Resende, e o juiz diretor do Foro de Patrocínio, Valter Rocha Rubio, instalaram na última sexta-feira, 13/3, a vara de Execuções Criminais, Execuções Fiscais e Cartas Precatórias Criminais da comarca Além deles, o desembargador Maurício Barros descerrou a placa que faz referência ao evento.

O desembargador Sérgio Resende acentuou que era com grande satisfação que instalava a nova vara em Patrocínio, pois havia assumido este compromisso e agora o estava realizando. Assim como, não se esqueceu que havia assumido o compromisso de melhorar as condições de trabalho da 1ª Instância. O presidente disse que tem consciência que há dificuldades financeiras, porém está buscando soluções com criatividade.

"Todas as ações da Administração do Tribunal estão voltadas para o aprimoramento dos serviços judiciários, especialmente da 1ª Instância. Os fóruns são as verdadeiras Casas da Justiça, que acolhem os cidadãos e testemunham seus sofrimentos. Por isso, é importante a ampliação da estrutura de atendimento, para agilização das decisões judiciais", frisou.

O juiz Valter Rocha Rubio revelou que já foram conseguidos muitos benefícios para a comarca, "resultado de um trabalho árduo dos vários juízes que aqui passaram e a dedicação de todos os desembargadores, pois se existissem vozes desfavoráveis as conquistas não teriam sido consumadas. Estamos apenas colhendo e desfrutando do trabalho dessas tantas pessoas que aqui passaram".

O magistrado elogiou a dedicação dos desembargadores Mauricio Barros e Unias Silva, naturais de Patrocínio, e do presidente Sérgio Resende que é cidadão honorário patrocinense. Salientou que a demanda processual não pára de crescer. "Tais fatos, no entanto, não são problemas únicos de Patrocínio, mas de todo o país. Sabemos das dificuldades de se empossar novos juízes, de se nomear novos funcionários".

O juiz também dedicou algumas palavras aos servidores que devem compor os quadros da nova vara. "Procuremos tratar dos problemas dos encarcerados nos colocando em seus lugares. O que eu gostaria que se fizessem por mim, se eu estivesse ali preso? E aí que vai estar a resposta de como devemos proceder para com aquele caso". Como salientou, uma vara de execuções criminais é uma vara da paciência. "Vocês vão lidar todos os dias com mães, irmãos, maridos, esposas, filhos, todos procurando a libertação de seus entes queridos".

O desembargador Maurício Barros disse que a instalação de mais uma vara em Patrocínio coroa seu esforço e do desembargador Unias Silva de aparelhar a comarca para responder aos anseios da comunidade. "É uma conquista importante, apesar de todos saberem que o volume de processos ainda é muito grande", exaltou.

Compuseram, ainda, a mesa de honra, o terceiro vice-presidente do TJMG e superintendente de projetos inovadores, desembargador Jarbas Ladeira, os desembargadores Mauro Soares, Manuel Bravo Saramago, Audebert Delage e Unias Silva, o juiz Renato César Jardim, representando o corregedor-geral de Justiça, Célio César Paduani, o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros - Amagis, Nelson Missias de Morais, o presidente do Tribunal de Justiça Militar, juiz coronel PM, Rubio Paulino Coelho, e o prefeito municipal, Lucas Campos de Siqueira. Além dos juízes da comarca, Wagner Sana Duarte Morais, Maria Augusta Balbinot e Serlon Silva Santos.

_____________________________