MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Lançamento de toda a produção acadêmica da Direito GV em 2008 e início de 2009

Lançamento de toda a produção acadêmica da Direito GV em 2008 e início de 2009

Da Redação

terça-feira, 24 de março de 2009

Atualizado em 23 de março de 2009 14:48


Lançamento

Evento marca o lançamento de toda a produção acadêmica da Direito GV em 2008 e início de 2009.

A Direito GV promove amanhã, a partir das 19h, na Livraria da Vila dos Jardins (al. Lorena, 1731 - São Paulo/SP), coquetel de lançamento de toda a produção acadêmica e editorial da Escola durante 2008.

São livros, revistas e cadernos especiais que reúnem pesquisas, estudos e reflexões empreendidos por professores, alunos, pesquisadores e colaboradores da Direito GV
.

Destaque para os novos volumes da Série GVlaw, resultado direto da pesquisa e do ensino desenvolvidas pelos professores e pesquisadores do programa de educação continuada da Direito GV. Dos 11 títulos lançados sob o selo, 5 são absolutamente inéditos: "Direito e Economia na Regulação Setorial", organizado pelo professor Mario Gomes Schapiro; "Política Fiscal", organizado pelo professor Roberto Vasconcellos; "Tipos Societários", organizado pelos professores Maria Eugênia Reis Finkelstein e José Marcelo Martins Proença; "Direito Penal Econômico - Análise Contemporânea", organizados pelos professores Theodomiro Dias Neto, Flávia Rahal e Celso Vilardi; e "Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo", coordenado pela professora Regina Beatriz Tavares da Silva.

A Série GVlaw também reeditou, em 2008, o clássico "Direito e Conjuntura", escrito pelo professor José Eduardo Faria, que trata da cadeia de relacões existente entre as instituições econômicas e jurídicas em um mundo globalizado.

O número total de obras editadas pela Série GVlaw passou, do final de 2007 até março de 2009, de 9 para 20 títulos. Fábia Veçoso, coordenadora de publicações do GVlaw, explica que "os livros da Série GVlaw foram escritos a partir dos cursos, o que garante um conteúdo atualizado e bem selecionado. A forma de abordagem dos temas, ancorada em verdadeira pesquisa jurídica, permite que os livros adquiram independência em relação aos cursos."


Direito, Desenvolvimento e Justiça

Em relação à série Direito, Desenvolvimento e Justiça, o destaque fica para a obra "Auto-Regulação e Desenvolvimento do Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro", que reúne artigos produzidos por alunos da graduação da Direito GV que concorreram ao Prêmio Bovespa-Direito GV. Este prêmio, que se encontra em sua segunda edição, foi instituído para estimular o pensamento crítico e a produção de novas idéias que contribuam para o desenvolvimento do mercado de ações brasileiro.

Este ano, os alunos Flora Pinotti Sano, Maria Fernanda Calado de Aguiar Ribeiro Cury, Roberto Cordoniz Leite Pereira e Dalton Tria Cusciano contribuíram com artigos analisando os marcos regulatórios adotados até aqui, especialmente o papel da auto-regulação. E o trabalho não poderia ser mais atual, tendo em vista o debate instaurado mundialmente em torno do papel do Estado na regulação do sistema financeiro e o combate à crise mundial.

Ainda dentro da coleção Direito, Desenvolvimento e Justiça, também serão lançadas obras analisando as novas reflexões sobre Direito e Desenvolvimento, com textos selecionados do professor David Trubek, da Escola de Direito da Universidade de Wisconsin, uma das mais renomadas autoridades mundiais no tema. Os textos foram selecionados pelo coordenador de publicações da Direito GV, José Rodrigo Rodriguez.

Além disso, a coleção traz dois lançamentos na área de ensino jurídico, organizados pelo professores José Garcez Ghirardi, coordenador do grupo de Metodologia da Direito GV, e Rafael Domingos Faiardo Vanzella: "Ensino Jurídico Participativo: Construção de Programas, Experiências Didáticas" e "Métodos de Ensino em Direito: Conceitos para um Debate".

Por fim, ainda dentro do selo, serão lançadas as obras "Teoria da Responsabilidade no Estado Democrático de Direito - textos de Klaus Günther", traduzidos do alemão pelas professoras Flavia Portella Püschel e Marta Rodriguez Machado, da Direito GV; e "Fuga do Direito: um Estudo sobre o Direito Contemporâneo a partir de Frauz Neumann", de José Rodrigo Rodriguez, coordenador de Publicações da Direito GV.

Outros lançamentos

O coquetel também marcará o lançamento do "Curso de Filosofia Política", coordenado pelo professor Ronaldo Porto Macedo Jr. e os dois tomos de "Instituições de Direito Penal" escritos pelo professor Basileu Garcia e atualizados pelas professoras Denise Nunes Garcia e Maíra Rocha Machado, esta professora de Direito Penal da Direito GV.

O coquetel também marcará o lançamento dos números 7 e 8 da Revista Direito GV. O número 8 é um especial dedicado à análise dos 20 anos da Constituição. Além disso, serão apresentados também os 8 números da Revista Getulio lançados em 2008 e 2009. O último, que acaba de chegar às bancas, traz uma longa reflexão entre os laços que unem direito e arte. Por fim, também serão lançados os cadernos Direito GV, publicações mais curtas, disponibilizadas no site da Escola (clique aqui).

____________


____________