MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Polícia Federal comemora 65 anos no próximo dia 28/3

Polícia Federal comemora 65 anos no próximo dia 28/3

A Polícia Federal comemora no próximo sábado, 28/3, 65 anos de existência. A cerimônia de comemoração será realizada hoje, 26/3, às 15h, no auditório Alcioni Serafim de Santana, no térreo do edifício-sede da Instituição. Entre as autoridades que já confirmaram presença estão o Presidente Lula e o Ministro da Justiça, Tarso Genro.

Da Redação

quinta-feira, 26 de março de 2009

Atualizado às 14:16


Comemorações


Polícia Federal comemora 65 anos no próximo dia 28/3

A Polícia Federal comemora no próximo sábado, 28/3, 65 anos de existência. A cerimônia de comemoração será realizada hoje, 26/3, às 15h, no auditório Alcioni Serafim de Santana, no térreo do edifício-sede da Instituição. Entre as autoridades que já confirmaram presença estão o presidente Lula e o ministro da Justiça, Tarso Genro.

História

A PF tem na sua origem a Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, criada por D. João VI, em 10 de maio de 1808, com as mesmas atribuições que tinha em Portugal.

Com o decreto-Lei nº 6.378, de 28 de março de 1944 (clique aqui), a antiga Polícia Civil do Distrito Federal, que funcionava na Cidade do Rio de Janeiro/RJ, ex-capital da República, no Governo de Getúlio Vargas, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública - DFSP, diretamente subordinado ao Ministro da Justiça e Negócios Interiores.

Já na segunda metade da década de 1950, a futura capital se encontrava em fase de construção acelerada. Levando-se em conta a procura de trabalho rentável, enriquecimento rápido e o grande fluxo de aventureiros chegados a Brasília de todas as partes do País, fez-se necessária a criação de uma força policial organizada para conter os que originavam toda sorte de delinqüência.

O Dr. Israel Pinheiro, então presidente da Companhia Urbanizadora Nova Capital do Brasil - NOVACAP, solicitou ao governo do estado de Goiás providên¬cias para legalizar a Polícia de Brasília, já existente, em organismo denominado Divisão de Segurança Pública da NOVACAP.

Em 9 de dezembro de 1958, o governador do estado de Goiás sancionou a lei nº 2.364, de 9 de dezembro de 1958, criando o Departamento Regional de Polícia de Brasília - DRPB, ao qual se subordinava a Guarda Civil Especial de Brasília - GEB, permanecendo assim até a inauguração da capital federal, ocasião em que o DRPB foi incorporado ao Departamento Federal de Segurança Pública.

Pela lei n° 3.754, de 13 de abril de 1960, que trata da organização administrativa do Distrito Federal, no art. 53 e seus parágrafos, o DFSP passou a ser situado em Brasília e a realizar os serviços de policiamento de caráter local, constituído do Serviço de Polícia Metropolitana, cuja estruturação dependia de lei especial. Precariamente, a sede do DFSP foi instalada em um galpão de madeira da NOVACAP até outubro de 1960. Depois foi transferida para o 5° andar do bloco 10 da Esplanada dos Ministérios.

Sem meios para funcionar plenamente, a solução encontrada foi o aproveita¬mento do pessoal que integrava o DRPB, criado pela Lei nº 2.364, do governo do estado de Goiás, com jurisdição em toda a área destinada ao Distrito Federal. Passou-se, então, à busca de uma estrutura para o DFSP calcada nos moldes mais avançados, vindo servir de modelo a estrutura de outros aparelhos policiais, tais como os da Inglaterra, Canadá e dos Estados Unidos da América.

Somente em 1964, com a mudança operada no pensamento político da nação, a idéia da criação de um Departamento Federal de Segurança Pública, com capacidade de atuação em todo o território, prosperou e veio a tornar-se realidade, com a aprovação da lei n° 4.483, de 16 de novembro do mesmo ano, reorganizando então o DFSP, com efetivo cunho federal. Em 21 de julho de 1977, foi inaugurado o atual prédio, localizado no SAS, Quadra 6, lotes 9 e 10, em Brasília/DF.

Polícia Judiciária da União

Em 30 de maio de 1966, a lei n° 5.010 (clique aqui), que criou a Justiça Federal, em seu art. 65, determina que a polícia judiciária federal seja exercida pelas autoridades policiais do Departamento Federal de Segurança Pública.

A Constituição Federal, de 24 de janeiro de 1967, em seu artigo 210, estabeleceu que "o atual Departamento Federal de Segurança Pública passa a denominar-se Departamento de Polícia Federal".

______________________

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram