MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Índio Tratamento Jurídico-Penal"

Resultado do sorteio da obra "Índio Tratamento Jurídico-Penal"

Da Redação

terça-feira, 7 de abril de 2009

Atualizado em 2 de abril de 2009 14:48


Sorteio de obra

Migalhas tem o privilégio de sortear a obra "Índio Tratamento Jurídico-Penal" (Juruá – 119p.), de autoria do mestre em Direito Penal, Guilherme Madi Rezende. O título aborda o tratamento jurídico-penal do índio.

Sobre a obra :

"A Constituição Federal de 1988, em seu Capítulo VIII, cuida dos direitos dos índios, reconhecendo, no art. 231, sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, além dos seus direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, determinando a competência da União para demarcá-las e para proteger e fazer respeitar seus bens. O art. 232, por sua vez, garante a legitimação dos índios, suas comunidades e organizações para o ingresso em juízo em defesa de seus direitos e interesses. De outro lado, o art. 215, § 1º da Carta estabelece o dever do Estado de proteger as manifestações das culturas indígenas.

(...)

O Direito Penal deve buscar critérios para o tratamento jurídico-penal do índio que deixem de lado a premissa da superioridade da sociedade não-índia e que, num plano igualitário, de respeito à diversidade cultural, levem em consideração suas peculiaridades, reconhecendo-as como algo respeitável e constitucionalmente protegido.

Neste contexto, este trabalho busca, a partir da análise de alguns critérios utilizados para o tratamento jurídico-penal do índio, e da proposta de outro critério possível, contribuir de alguma forma para o debate deste tema que se afigura importante."

Sobre o autor :

Guilherme Madi Rezende é mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem artigos publicados em livros e paletras proferidas em seminários e cursos, sempre abordando temas de Direito Penal e Processo Penal.

_______________

 Ganhadores :

Milza de Fátima Teixeira Vítor, advogada do escritório Dias Moura Advogados Associados, de Varginha/MG;

Felipe Zarzar Domingues, advogado de Recife/PE

______________


Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...