MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente da OAB/SP critica fim da prisão especial

Presidente da OAB/SP critica fim da prisão especial

Luiz Flávio Borges D´Urso, presidente da OAB/SP, criticou a aprovação, pelo Senado, do projeto de lei que acaba com o direito a prisão especial para quem tem curso superior. Fica mantido para membros da Magistratura e do MP.

Da Redação

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Atualizado às 08:23


Fim do benefício

Presidente da OAB/SP critica fim da prisão especial

Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB/SP, criticou a aprovação, pelo Senado, do projeto de lei que acaba com o direito a prisão especial para quem tem curso superior. Fica mantido para membros da Magistratura e do MP.

Na avaliação de D'Urso, a proposta, que agora segue para apreciação na Câmara dos Deputados, pouco deve acrescentar ao sistema penitenciário. "Os presos hoje, no Brasil, são tratados sem a mínima dignidade, sujeitos à superlotação e condições insalubres na grande maioria das unidades prisionais. Com o fim da prisão especial, vamos condenar todos a viver nessas condições sub-humanas. A prisão especial no Brasil não quer dizer privilégios, como muitos pensam, mas assegura condições mínimas para se preservar o preso", adverte o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

Atualmente, o benefício da prisão especial é previsto para pessoas com curso superior e autoridades (ministros, deputados, senadores, governadores, prefeitos, vereadores). Pelo substitutivo apresentado pelo senador Demóstenes Torres – DEM/GO, o benefício só será concedido caso o preso corra risco de morte e, portanto, precise ficar em uma cela separada dos demais detentos. O texto altera o artigo 295 do CPP.

Na avaliação do presidente da OAB/SP, o instituto da prisão especial nada mais contempla do que as condições de encarceramento previstas em lei. Antes de discutir a concessão do benefício, o Estado deveria se preocupar em garantir uma prisão digna a todos os encarcerados do país, vale dizer, a prisão especial deveria ser para todos.

_______________

_______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA