MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RS - Casa noturna é condenada por divulgar em site fotos anunciando "garota de programa"

TJ/RS - Casa noturna é condenada por divulgar em site fotos anunciando "garota de programa"

A 5ª Câmara Cível do TJ/RS manteve sentença que condenou Neckel e Cia. Ltda. - Kalibu 4000 Club - por veicular, sem autorização, imagem de dançarina como sendo garota de programas sexuais.

Da Redação

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Atualizado às 08:52


Bobeou, dançou


Casa noturna é condenada por divulgar em site fotos anunciando "garota de programa"

A 5ª Câmara Cível do TJ/RS manteve sentença que condenou Neckel e Cia. Ltda. - Kalibu 4000 Club - por veicular, sem autorização, imagem de dançarina como sendo garota de programas sexuais. Fotografias da mulher - em trajes íntimos e poses sensuais - foram publicadas em anúncio do site da casa noturna de Novo Hamburgo. A autora da ação receberá R$ 7,6 mil de indenização por danos morais.

O relator do apelo do clube, desembargador Jorge Luiz Lopes do Canto, ressaltou que o estabelecimento não poderia anunciar tais "serviços" sexuais. Mesmo na hipótese de autorização nesse sentido, afirmou, o clube estaria praticando conduta ilícita de favorecimento ao lenocínio - prestar assistência à libidinagem alheia ou dela tirar proveito.

A autora do processo autorizou o uso da própria imagem apenas para fins de publicidade de Kalibu 4000 Club. "Contudo, a concessão do uso das fotografias não possibilitava à ré fornecer informações no sentido de que a autora estaria disponível para programas, bem como o valor do cachê supostamente cobrado", asseverou o magistrado.

Segundo foi comprovado, o clube respondeu mensagem eletrônica de cliente informando que o cachê mínimo da "Helen", nome artístico da demandante, seria R$ 200,00. O que deixa claro o agenciamento da autora como garota de programa, avaliou o desembargador. A ré deve arcar com reparação moral, disse,"sob pena de locupletamento ilícito".

Para o relator, as fotografias em trajes íntimos e poses sensuais, foram utilizadas para divulgar os serviços da casa noturna, "restando clara a destinação comercial do material".

O texto do anúncio, acompanhando as imagens da autora da ação, referia:

"Deixe-se seduzir pelos nossos encantos. Como já dizia grande poeta: 'as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental'.

Confira toda esta beleza, que só as mulheres brasileiras têm, em nossa galeria de fotos. Se você quiser encontrá-las, você já sabe onde procurar..."

Para o desembargador Jorge Luiz Lopes do Canto, no caso, o dano moral decorre da utilização desautorizada da imagem. "Tal medida abusiva resulta na violação ao dever de respeitar esta gama de direitos inerentes à personalidade de cada ser humano."

Votaram de acordo com o relator, os desembargadores Leo Lima e Gelson Rolim Stocker.

______________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...