MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento da obra "Propriedade Intelectual - Introdução à propriedade intelectual como informação"

Lançamento da obra "Propriedade Intelectual - Introdução à propriedade intelectual como informação"

Da Redação

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Atualizado em 8 de abril de 2009 13:02


Lançamento

Obra sobre Propriedade Intelectual será lançada dia 23/4

A Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico promove no próximo dia 23/4, a partir das 19h, na Livraria da Vila (av. Magalhães de Castro, 12.000 - Shopping Cidade Jardim - São Paulo/SP), o lançamento da obra "Propriedade Intelectual - Introdução à propriedade intelectual como informação", de autoria de Cláudio R. Barbosa.

Sobre a obra:

A propriedade intelectual é um sistema de proteção aos bens intelectuais. Num primeiro momento, podemos dizer que este livro é um manual de propriedade intelectual, porquanto traz definições terminológicas, conceitos, fundamentos jurídicos e natureza.

Contudo, a obra vai além, pois de todas as características da propriedade intelectual, a imaterialidade, que possibilita a proteção dos sinais distintivos, das criações industriais, do direito autoral, pode ser reduzida a uma informação que é transmitida pelo titular do bem ao seu destinatário. É o valor desta informação, em última análise, que interessa ao sistema jurídico da propriedade intelectual.

O valor deste livro consiste no fato da percepção de dois mercados: um mercado primário da informação (da inovação, dos centros de pesquisa, das universidades e dos criadores isolados); e outro, do mercado do licenciamento, o mercado secundário da informação, que incorpora os padrões tecnológicos, as redes internacionais de franchising e todo o vasto mercado de licenciamento de produtos e serviços.

Sobre o autor :



Claudio Roberto Barbosa
é doutor em Direito Comercial pela USP e mestre em Propriedade Intelectual pela The George Washington University - GWU e em Direito Internacional pela USP.



___________








______________