MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Arbitragem do STJ sobre divergências entre tribunais de pequenas causas será debatida na CCJ do Senado

Arbitragem do STJ sobre divergências entre tribunais de pequenas causas será debatida na CCJ do Senado

A CCJ vai realizar audiência pública para debater o PLC 16/07 que cria a possibilidade de novo recurso, junto ao STJ, em processos que tramitam nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. O objetivo da matéria é uniformizar jurisprudência quando houver divergência de entendimento nas decisões das juntas recursais dos diversos tribunais estaduais.

Da Redação

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Atualizado às 08:29


Uniformizar

Arbitragem do STJ sobre divergências entre tribunais de pequenas causas será debatida na CCJ do Senado

A CCJ vai realizar audiência pública para debater o PLC 16/07 (clique aqui) que cria a possibilidade de novo recurso, junto ao STJ, em processos que tramitam nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. O objetivo da matéria é uniformizar jurisprudência quando houver divergência de entendimento nas decisões das juntas recursais dos diversos tribunais estaduais.

As juntas são formadas por três juízes especiais e são as instâncias de recurso para os chamados juizados de pequenas causas. O STJ somente poderá se manifestar em questões de direito material, ou seja, relacionados ao fato em discussão e não em aspectos processuais.

A audiência, que deve se realizar em duas semanas foi decidida para sanar divergências entre a posição do relator, Valter Pereira - PMDB/MS, e o senador Wellington Salgado - PMDB/MG, que apresentou voto em separado. Contrário ao projeto, Valter Pereira disse que se trata de "tentativa de ampliar a complexidade dos juizados especiais cíveis de todo o país, desvirtuando a operacionalidade processual de que são dotados".

"Esta proposta vai trazer para o STJ a discussão que hoje é resolvida nos estados. Vai entupir ainda mais o STJ, que terá que rever questão resolvida nos respectivos estados", argumentou Valter Pereira.

Em oposição ao relator, Wellington Salgado argumentou que a intenção é fazer com o STJ decida definitivamente a questão em caso de dúvidas.

_______________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...