MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP repudia nova invasão de departamento jurídico

OAB/SP repudia nova invasão de departamento jurídico

A OAB/SP repudia a decisão do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal em São Paulo, que deferiu ontem, 8/4, a busca e apreensão de documentos no Departamento Jurídico e salas de advogados do Grupo Opportunity no Rio de Janeiro. A competência para as providências de defesa das prerrogativas dos advogados é da Sccional na qual estão inscritos, portanto, a OAB/RJ.

Da Redação

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Atualizado às 08:38


Busca e apreensão

OAB/SP repudia nova invasão de departamento jurídico

A OAB/SP repudia a decisão do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª vara Criminal da JF/SP, que deferiu ontem, 8/4, a busca e apreensão de documentos no Departamento Jurídico e salas de advogados do Grupo Opportunity no Rio de Janeiro. A competência para as providências de defesa das prerrogativas dos advogados é da Sccional na qual estão inscritos, portanto, a OAB/RJ.

A Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP dialogou com a Comissão da OAB/RJ, visando impedir a violação do departamento jurídico do grupo, na tentativa de se evitar o cumprimento do mandado de busca e apreensão, uma vez que tal diligência viola as prerrogativas profissionais dos advogados previstas em lei. No entanto, consultado pela autoridade policial o juiz De Sanctis autorizou a medida.

"Esta é a segunda decisão do juiz De Sanctis contra as prerrogativas profissionais dos advogados, alegando neste caso que o departamento jurídico do grupo poderia estar sendo utilizado para a guarda de documentação do cliente, o qual interessa á investigação, ignorando a lei da inviolabilidade de escritórios e arquivos de advogados - Lei Federal 11.767/08 (clique aqui), Lei 8.906/94 - clique aqui) e o Art. 133 da CF/88  (clique aqui), porque estão abrangidos pelo sigilo profissional entre advogados e clientes, que assegura o direito de defesa, sendo uma garantia constitucional que não pode ser ignorada pela autoridade judicial", afirma o presidente a OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

Para o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP, Sergei Cobra Arbex, o juiz De Sanctis está fazendo uma interpretação enviesada da lei. "É um absurdo, afirmar que o Estatuto da advocacia permite a violabilidade de escritórios de adgados quando os seus clientes investigados participaram como autores de crimes. A lei não diz isso, diz que há uma exceção quando o advogado for o investigado", argumenta Sergei.

Na próxima segunda-feira, 13/4, a OAB/SP ingressa com recurso no TRF da 3ª região contra decisão do juiz De Sanctis, que negou pedido da OAB/SP para que a lei da inviolabilidade dos escritórios de advocacia fosse aplicada aos departamentos jurídicos. Sobre esse assunto, o presidente da OAB/SP entregou Carta Aberta ao ministro Gilmar Mendes, protestando contra essa invasões e para que o CNJ se manifeste sobre a matéria.

_______________

_______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...