MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/AP

Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/AP

Da Redação

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Atualizado em 23 de abril de 2009 12:41




TJ/AP


Com apenas 18 anos de existência, o TJ/AP foi classificado como o mais eficiente do Brasil em pesquisa realizada pelo STF.*

Histórico

A Justiça do Estado do Amapá foi instalada em 1991, com o advento da transformação do Território em Estado e a conseqüente constituição dos Poderes. O TJ/AP é um dos mais jovens TJ do Brasil tendo alcançado este ano a maioridade, 18 anos.

Apesar de jovem, a Justiça Amapaense pode ser considerada uma das mais informatizadas do Brasil, contando com cerca de 800 computadores, operados por aproximadamente 930 servidores.

O Tribunal busca o aperfeiçoamento do atendimento à população com implementações de ações efetivas, com constantes investimentos em tecnologia e com a participação em ações de responsabilidade social. Na área de tecnologia, o Tribunal investe na capacitação profissional dos servidores e na informatização de sistemas. O Tribunal ainda disponibiliza consultas de processos no portal, na internet e dispõe de conexões via satélite, com uso de fibra ótica, proporcionando interligação digital com as Comarcas do Estado.

Composição

O TJ/AP é composto por 9 desembargadores, 35 Juízes de Direito Titulares, 22 Juízes de Direito Substitutos, 4 Juízes de Direito Auxiliares de entrância final.






1o e atual presidente

Dôglas Evangelista Ramos foi o primeiro presidente do TJ/AP e é também quem exerce atualmente este cargo. Começou a militar nas hostes da Justiça como servidor do Cartório de 2º Ofício de Registro Civil e Casamentos, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do DF, onde foi logo nomeado para o cargo de escrevente juramentado pelo então Presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco.

Em 1971 formou-se em Bacharel em Direito pela Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, da Universidade de Brasília. Foi Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Porto Velho/RO, Juiz do TRE de Rondônia, Juiz de Direito da 1ª Circunscrição Judiciária de Macapá, exercendo várias funções. Com apenas 48 anos de idade chegou ao ponto mais alto da magistratura estadual: desembargador. Dôglas foi também vice-presidente do TJ/AP, em 2005.


TJ/AP





_________________
______________

Contato - TJ/AP

Av. General Rondon, 1295, Centro, 68900-911, Macapá /AP - (96) 3082-3300

_________________
_______________________

Mapa dos Tribunais - Amapá**


_________________
______________

* Pesquisa publicada na revista VEJA - Edição 1904, de 11 de maio de 2005.

**Dados divulgados no site do TJ/AP em abril de 2009.

___________
_______________

Leia mais

  • 22/4/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/AL - clique aqui.
  • 15/4/09 - Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/AC - clique aqui.

_______________