MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Baú migalheiro - Alberto de Seixas Martins Torres

Baú migalheiro - Alberto de Seixas Martins Torres

Da Redação

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Atualizado em 29 de abril de 2009 15:49


Baú migalheiro

Há 108 anos, no dia 30 de abril de 1901, na vaga ocorrida com o falecimento do ministro Antonio Gonçalves de Carvalho, é nomeado ministro do STF o dr. Alberto de Seixas Martins Torres. - Ocupou no governo de Prudente de Morais a pasta do Interior (agosto a dezembro de 1896), e exerceu, de 1897 a 1900, a presidência do Estado do Rio, de onde era natural. Aposentou-se em 18 de setembro de 1909, tendo falecido em 29 de março de 1917.

_____________

Alberto de Seixas Martins Torres, filho do magistrado Dr. Manuel Monteiro Torres e D. Carlota de Seixas Torres, nasceu em 26 de novembro de 1865, na fazenda Conceição, em Porto das Caixas, província do Rio de Janeiro.

Estudou o curso de Humanidades no Colégio Menezes Vieira, matriculando-se, em 1880, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, que abandonou no 2º ano, seguindo para Recife, onde formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, na Faculdade de Direito da mesma cidade, recebendo o grau de Bacharel em 1885.

Em 1888, fez parte do 1º Congresso Republicano Fluminense.

Proclamado o regime republicano, foi nomeado, em portaria de 9 de dezembro de 1889, do Ministro do Interior, Advogado Auxiliar do Conselho de Intendência Municipal.

Deputado à Constituinte do Estado do Rio de Janeiro, aí se manteve até 9 de abril de 1893, quando foi eleito Deputado ao Congresso Federal pelo mesmo estado.

A convite de Prudente de Morais, Presidente da República, aceitou a pasta do Interior, sendo nomeado em decreto de 30 de agosto de 1896, demonstrando, no exercício de Ministro, sua extrema preocupação pela organização dos serviços básicos do regime e o desejo de objetivar nossa organização político-social.

Exonerou-se do cargo em 31 de dezembro do referido ano, quando o Vice-Presidente da República, então em exercício, ordenou, à sua revelia, a intervenção federal em Campos.

Eleito Presidente do Estado do Rio, tomou posse a 31 de dezembro de 1897 e governou até 31 de dezembro de 1900.

Reformou a instrução pública, difundiu a instrução primária, teve suas vistas voltadas para a agricultura, determinando processos científicos em seu benefício.

Em decreto de 30 de abril de 1901, foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal, preenchendo a vaga ocorrida com o falecimento de Antônio Gonçalves de Carvalho, e tomou posse em 18 de maio seguinte.

Foi aposentado em decreto de 18 de setembro de 1909.

Alberto Torres dedicou-se sempre aos estudos da alta sociologia e política no sentido próprio da reorganização social.

Pensador, filósofo e publicista, todas as obras que publicou revelam seu alto saber, cultura e sólida erudição e demonstram uma grande preocupação no aproveitamento das forças vivas nacionais, manifestando forma original e elevada. Foram editadas, entre outras, as seguintes obras: Vers la paix: études sur l' etablissement de la paix generale et sur l'organisation de l'ordre international (1909); Le problème mondial (études de politique internationale) - (1913); O Problema Nacional Brasileiro (1914); A Organização Nacional (1914); As Fontes da Vida no Brasil (1915) e As Idéias de Alberto Torres (1932).

Também divulgou ensaios no jornal O Estado de S. Paulo e colaborou no Imparcial, A Noite, A Tribuna, A Época, A Ilustração Brasileira, A Cigarra, Renascença e A Gazeta de Notícias.

Era casado com D. Maria José da Silveira Torres.

Faleceu a 29 de março de 1917, na cidade do Rio de Janeiro, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista.

O Supremo Tribunal Federal comemorou o centenário de seu nascimento, em sessão de 1º de dezembro de 1965, quando falou pela Corte o Ministro Hermes Lima, pela Procuradoria-Geral da República, o Dr. Oscar Correia Pina e, pelos advogados, o Dr. Eduardo Bulcão de Moraes.

_____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...