MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Influenza A H1N1 - força tarefa reforça ação nos principais aeroportos

Influenza A H1N1 - força tarefa reforça ação nos principais aeroportos

Em decorrência da fiscalização para conter a entrada da Influenza AH1N1 no país, a Anvisa reforçou o número de funcionários nos aeroportos de maior movimento no país: Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro.

Da Redação

terça-feira, 5 de maio de 2009

Atualizado às 10:27


Influenza A H1N1

Força tarefa reforça ação nos principais aeroportos

Em decorrência da fiscalização para conter a entrada da Influenza AH1N1 no país, a Anvisa reforçou o número de funcionários nos aeroportos de maior movimento no país: Guarulhos/SP e Galeão/RJ.

Em Guarulhos, 82 funcionários se revezam em três turnos de 8 horas cada: 34 profissionais da Anvisa e 48 profissionais cedidos pelo estado. O aeroporto é a principal entrada de viajantes no país. Por ele, chegam cerca de 80 vôos internacionais por dia. Além disso, a Anvisa também já registra uma média de 120 pedidos de informação por dia em Guarulhos, entre telefonemas e atendimentos presenciais.

Já no aeroporto de Galeão/RJ, que recebe entre 25 e 30 vôos internacionais por dia, 55 funcionários trabalham na fiscalização. Destes, 20 foram cedidos pelo estado e município para reforçar a equipe da Agência. No Galeão, ainda estão sendo feitos cerca de 70 atendimentos de informação por dia.

Todas as aeronaves que operam vôos internacionais devem fazer o seguinte aviso sonoro - pelo chefe de comissários - a bordo, em português e inglês ou espanhol: "Caso você apresente febre alta repentina - maior que 38º - e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares, nas articulações e dificuldade respiratória, identifique-se à tripulação desta aeronave, para encaminharmos junto às autoridades sanitárias do Brasil. Preencha corretamente todos os campos da Declaração de Bagagem Acompanhada. Por meio dela é que as autoridades sanitárias do Brasil irão entrar em contato no caso de necessidade de medidas adicionais para proteção de sua saúde."

  • O trabalho das equipes da Anvisa é feito da seguinte maneira:

1- No desembarque:

Quando há caso suspeito a bordo : a aeronave é orientada a se dirigir à área remota do aeroporto, depois do pouso. Chegando lá, já estão posicionadas, com máscaras, as equipes da Anvisa e da Infraero. O passageiro suspeito e os contactantes - que estão no entorno dele - recebem máscara imediatamente. As Declarações de Bagagem Acompanhada - DBAs dos contactantes são enviadas imediatamente via fax para o CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica - do respectivo estado para que se proceda ao monitoramento dessas pessoas. O passageiro suspeito vai para a ambulância, onde será examinado e encaminhado ao hospital - se os médicos concluírem que há indícios de um provável caso suspeito - ou será liberado, se a hipótese de contaminação for afastada.

Quando não há caso suspeito a bordo : a equipe da Anvisa se dirige até a porta da aeronave e confirma se o speach sonoro foi feito. Se nenhum passageiro se identificar como caso suspeito, começa o desembarque. A equipe da Anvisa ocupa o finger e cada passageiro que passa pelos agentes da Anvisa é avaliado visualmente e recebe orientações.

2- No embarque:

Informação e orientação nos postos da Anvisa e também por meio de avisos sonoros em 3 línguas - português, inglês e espanhol - de 15 em 15 minutos em todos os ambientes do aeroporto. Alertas visuais também podem ser vistos nos monitores e telões da Infraero. Os panfletos estão sendo distribuídos nos check-ins e nos balcões de informação da Infraero, nas agências de turismo, em farmácias e estabelecimentos comerciais.

__________________
____________

Leia mais

  • 29/4/09 - Nota à imprensa: Anvisa amplia controle sanitário em vôos vindos do exterior - clique aqui.
  • 28/4/09 - Controle sanitário de influenza suína nos pontos de entrada - clique aqui.

_____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA