MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PEC12 favorece o Estado e não credores

PEC12 favorece o Estado e não credores

O IASP encomendou um parecer crítico sobre a PEC dos Precatórios, denominada PEC12, de autoria do senador Renan Calheiros, e que sugere alterações na Constituição quanto à forma de pagamento da dívida pública.

Da Redação

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Atualizado às 08:32


Parecer crítico

PEC12 favorece o Estado e não credores

O IASP encomendou um parecer crítico sobre a PEC dos Precatórios, denominada PEC12, de autoria do senador Renan Calheiros, e que sugere alterações na Constituição quanto à forma de pagamento da dívida pública.

Um dos pontos destacados pelo autor do parecer, Marco Antônio Innocenti, reside na total disparidade entre a versão apresentada pelo autor e a que foi aprovada pela CCJ, cujos únicos itens em comuns são a previsão de um sistema de leilão como forma de quitação dos precatórios e a vinculação de receitas orçamentárias da entidade devedora para pagamento de seus débitos judiciais.

A PEC foi praticamente reformulada, resultando em um projeto com maior flexibilidade para o Estado quanto às formas de liquidação dos valores devidos, contemplando inclusive o pagamento por ordem de valor, do menor para o maior. Em relação aos dispositivos que tratam do pagamento por leilão – Art. 96, Parágrafo 8, Incisos I, II e III – o autor do parecer afirma que "critério desprestigia os credores que passaram muitos anos aguardando pela ordem cronológica dos precatórios".

O IASP se manifesta contrário à PEC12, pois o texto aprovado complica ainda mais a forma de pagamento das obrigações representadas por precatórios judiciais. Com as novas regras, o prazo para quitação será estendido tanto para quem tem muito a receber como para quem tem pouco. Como o pagamento será por ordem de valor, dependendo do tamanho da dívida, pagando os menores, haverá credores que jamais chegarão a receber.

O texto aprovado define, ainda, a limitação de um percentual sobre a receita das entidades públicas para limitar o pagamento de débitos judiciais. Importante notar que os percentuais previstos no projeto original da PEC12 eram maiores do que o aprovado pela CCJ, de forma que houve um grande retrocesso em detrimento dos interesses dos credores.

"Ao preconizar novo modelo constitucional para quitação dos precatórios, a PEC12 não se afasta da prática de beneficiar as entidades públicas devedoras que descumprem as decisões judiciais, em detrimento dos credores", afirma Innocenti.

Marcha

O IASP já confirmou que participará da Marcha em Defesa da Cidadania e do Poder Judiciário, promovida pelo Conselho Federal da OAB hoje, 6/5. O grupo se irá à Câmara dos Deputados para entregar ao presidente da Casa, Michel Temer, manifestação contrária à PEC12.

_________
______________

Leia mais

  • 6/5/09 - OAB e entidades de juízes entregam a Temer manifesto contra a PEC do Calote – clique aqui.
  • 3/5/09 - Seções estaduais da OAB se manifestam a respeito da Marcha Marcha em Defesa da Cidadania e do Poder Judiciário – clique aqui.
  • 16/4/09 - Presidente do STJ apoia marcha da OAB contra calote dos precatórios – clique aqui.
  • 26/3/09 - Pressão política será responsável pela aprovação da PEC do Calote, afirma membro da Comissão da OAB/SP – clique aqui.

____________

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...