MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Michel Temer é homenageado nos 40 anos da Faditu

Michel Temer é homenageado nos 40 anos da Faditu

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer, foi homenageado com o Título de Professor Emérito na abertura das comemorações dos 40 anos de fundação da Faculdade de Direito de Itu - Faditu, no último dia 7 de maio.

Da Redação

terça-feira, 12 de maio de 2009

Atualizado às 09:28


Homenagem

Michel Temer é homenageado nos 40 anos da Faditu


O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer, foi homenageado com o Título de Professor Emérito na abertura das comemorações dos 40 anos de fundação da Faculdade de Direito de Itu - Faditu, no último dia 7/5. Cerca de 300 pessoas, entre alunos, professores, personalidades políticas e autoridades regionais compareceram à outorga do título, conferido aos mestres que se distinguiram no exercício da atividade acadêmica e prestaram relevantes serviços à ciência e à instituição. Na solenidade, houve ainda o descerramento de placa que marca a atribuição do nome de Michel Temer ao auditório da instituição.

O diretor da Faditu, Mario Antonio Duarte, iniciou a cerimônia relembrando a carreira de Temer como professor e parlamentar, até chegada à presidência da Câmara dos Deputados. "Somente três brasileiros, na história da República, presidiram a Casa por três vezes e dois deles foram professores da Faditu: Michel Temer, que lecionou Direito Constitucional, e Ulysses Guimarães, professor de Direito Municipal", destacou.

Antes da palestra, Temer autografou livros de sua autoria para alunos e para o público presente e concedeu entrevista à imprensa da região. Respondeu questões sobre o escândalo das passagens aéreas na Câmara, salários e subsídios dos deputados. Em seguida, os convidados se dirigiram para o Anzu Club, onde o deputado foi homenageado pela congregação acadêmica com o Título de Professor Emérito. Temer confessou estar "incendiado de emoção. A Faditu marcou minha vida. Tenho grandes amigos aqui", revelou.

Temer falou da sua ligação com a Faditu e comentou alguns trabalhos apresentados por ele no Congresso Nacional ao longo de sua carreira política. Entre eles, a norma constitucional que garante a inviolabilidade do local de trabalho do advogado. "Agora o cidadão tem a segurança de que informações acerca do seu problema judicial estão resguardadas na posse do profissional." Lembrou que, antes da norma, a pretexto de apreender um documento isolado, às vezes todos os computadores do escritório eram levados pela polícia, causando diversos transtornos.

Advocacia e democracia de mãos dadas

Em seu discurso, o homenageado fez um apanhado histórico da profissão do advogado, na qual atuou com destaque antes de iniciar sua trajetória política e eleger-se deputado constituinte em 1987. Temer deu conselhos aos alunos, falou sobre a democracia e os desdobramentos da carreira jurídica. Afirmou que, quanto mais se aprofunda nos meandros da política, percebe mais claramente que a advocacia sustenta a democracia de um país. "A arte de contestar, própria da profissão do advogado, embasa o exercício da cidadania das nações", concluiu.

Segundo Duarte, "a palestra proferida por Michel Temer demonstrou as idéias que norteiam a sua atuação, quem assistiu saiu sensibilizado com as palavras dele". O diretor da faculdade adiantou que, em breve, o site da Faculdade terá uma página exclusiva sobre o professor emérito Michel Temer, com informações e fotos.

A cerimônia abriu oficialmente as comemorações do aniversário de 40 anos da instituição, a ser celebrado em 11 de agosto. Diversas autoridades da região prestigiaram a homenagem ao deputado. Entre eles, os prefeitos de Salto e de Porto Feliz, Geraldo Garcia (PDT) e Cláudio Maffei (PT); os vice-prefeitos das cidades de Sorocaba e de Itu, José Ailton Ribeiro (PSDB) e Josimar Ribeiro da Costa (PV); o delegado da Polícia Federal de Sorocaba, Agenor Bernardini Junior, além de deputados, promotores, presidentes dos diretórios do PMDB de cidades vizinhas e das subseções da OAB na região.

Também acompanharam a homenagem o ex-professor da Faditu e colega de docência do homenageado, advogado Renato Ribeiro; o ex-reitor da USP, Roberto Lobo e Silva; a atual professora de Direito Constitucional, Maria Luiza Buffo; o diretor da Faculdade de Direito de Sorocaba, José de Mello Junqueira; a professora e ex-reitora da Universidade de Mogi das Cruzes-UMC, Maria Beatriz Carvalho Mello Lobo; e o coordenador do curso de Direito, professor Ailton Scorsoline.



________________________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram