MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/PR divulga índice de aprovação por curso

OAB/PR divulga índice de aprovação por curso

Presidente Manoel Antonio de Oliveira Franco

Da Redação

quinta-feira, 25 de novembro de 2004

Atualizado às 15:48

 

OAB/PR divulga índice de aprovação por curso

 

Presidente da Seccional, Manoel Antonio de Oliveira Franco, alerta candidatos sobre vestibulares de Direito

 

A comissão responsável pelo Exame de Ordem da OAB Paraná concluiu o relatório com os índices de aprovação por instituição de ensino. Doze faculdades do Paraná tiveram mais de 20% de seus alunos aprovados. Dessas, cinco ficaram com índices acima de 30%. Clique aqui e confira a tabela completa.

 

O índice de aprovação no Exame de Ordem é considerado um dos parâmetros para se medir a qualidade dos cursos de Direito. Ao mesmo tempo em que divulga o relatório do segundo Exame de Ordem de 2004, a OAB Paraná lança um alerta à população sobre a grande oferta de vagas em cursos de Direito. Numa nota assinada pelo presidente da OAB Paraná, Manoel Antonio de Oliveira Franco, estão relacionados alguns dos cuidados que podem ajudar alunos e pais a avaliar quais as instituições de ensino com melhores condições de oferecer uma formação profissional adequada. Leia a nota no final da matéria.

 

No início da década de 1990, o Paraná tinha nove cursos de Direito, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). De 1993 até este ano, de acordo com o Inep, mais 56 cursos jurídicos foram abertos no estado - um crescimento de 622%. Os 65 cursos registrados facilitam o acesso dos estudantes à graduação superior, mas nem sempre representam qualidade de ensino. Os índices de aprovação em concursos públicos são baixos, assim como é pequeno o número de aprovados no Exame de Ordem, necessário para conferir ao bacharel o título de advogado. No último exame realizado pela OAB Paraná neste ano, apenas 19,98% dos 2.432 inscritos foram aprovados.

____________

 

Em defesa da qualidade

 

A abertura das inscrições para diversos vestibulares nesta época do ano acirra a disputa entre instituições de ensino superior. É nesta hora que os candidatos devem redobrar a atenção e buscar os cursos efetivamente qualificados para oferecer uma boa formação profissional. Preocupada com a grande oferta de cursos de Direito disponíveis, a OAB Paraná alerta os estudantes sobre a importância de uma atitude consciente na escolha da instituição na qual pretendem preparar-se para o mercado de trabalho.

 

A participação de toda a sociedade - em especial dos candidatos e pais de alunos - é essencial para que se estabeleça uma distinção entre os cursos qualificados e os que são incapazes de oferecer ao aluno formação adequada. Algumas informações podem facilitar a escolha da instituição. Uma delas é o índice de aprovação dos alunos graduados no Exame de Ordem. Além de testar o desempenho do candidato, o exame reflete a qualidade dos cursos jurídicos. Para que a formação seja adequada, é imprescindível que alunos e pais exijam o cumprimento dos currículos e das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação.

 

A OAB Paraná tem exigido das instituições de ensino o respeito a princípios básicos de uma boa qualificação profissional. Alguns dos itens que devem ser observados são os seguintes:

 

-          corpo docente qualificado, com titulação exigida - mestres e doutores -, com preparação pedagógica e didática adequada;

-          currículos apropriados, adaptados à realidade social, ética e às exigências do mercado de trabalho;

-          acervo bibliográfico;

-          núcleos de pesquisa e estágio;

-          instalações adequadas;

-          carga horária compatível;

-          organização e controle das atividades referentes a monografia, escritório modelo e prática forense.

-           

É preciso estar atento para não se deixar seduzir por propagandas que têm como objetivo único atrair candidatos ao vestibular. Muitas instituições vendem ilusões, prometem o que não podem cumprir e escondem a absoluta falta de condições de formar profissionais preparados para o mercado de trabalho.

 

 

Manoel Antonio de Oliveira Franco

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Paraná

_______________

 

 

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...