MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Altair de Lemos Junior, novo desembargador do Tribunal gaúcho, traz experiência de 22 anos de advocacia

Altair de Lemos Junior, novo desembargador do Tribunal gaúcho, traz experiência de 22 anos de advocacia

Altair de Lemos Junior, novo desembargador do TJ/RS assumiu o cargo ontem, 18/5, no TJ/RS, salientando que a Justiça gaúcha é reconhecida nacionalmente pela prestação jurisdicional de vanguarda, moderna e adaptada à situação do País.

Da Redação

terça-feira, 19 de maio de 2009

Atualizado às 09:23


5° constitucional

Altair de Lemos Junior, novo desembargador do Tribunal gaúcho, traz experiência de 22 anos de advocacia

Altair de Lemos Junior, novo desembargador do TJ/RS assumiu o cargo ontem, 18/5, no TJ/RS, salientando que a Justiça gaúcha é reconhecida nacionalmente pela prestação jurisdicional de vanguarda, moderna e adaptada à situação do País.

O advogado que tem 22 anos de experiência no exercício da Advocacia, destacou a importância do 5° Constitucional que prevê a representação classista no Poder Judiciário.

O novo membro do TJ/RS afirmou que ascende à carreira da magistratura com a dupla responsabilidade de manter o alto nível jurisdicional com celeridade, "mas também de trazer para o seio da jurisdição a visão da Advocacia". A experiência de Advogado, acrescentou, pode ser compartilhada e auxiliar "para que as decisões proferidas observem todas as expectativas das partes com relação ao processo".

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJ/RS, Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz do TJ. Na saudação, em nome do TJ, a Desembargadora Isabel Dias Almeida salientou que o novo colega tem manifestado amor pela Justiça.

"Aqui chega precedido por seu elevado conhecimento, profissionalismo, ética e moral". Na avaliação da magistrada, a investidura na carreira por membro classista é essencial para revigorar os tribunais. "Enriquecerá a Casa com seu talento e capacidade de trabalho".

Experiência compartilhada

No discurso, o novo desembargador registrou que o TJ/RS é conhecido por decisões altamente técnicas, mas jamais dissociadas da realidade socioeconômica. A Corte, disse, tem a visão aguçada das transformações do cotidiano, adaptando-se a elas, "sob pena de se traduzir numa Justiça engessada e antiquada".

Nesse contexto, afirmou, "se enquadra a Seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil". Os Advogados, frisou, na defesa intransigente dos interesses dos clientes, "trazem às portas do Judiciário estudos doutrinários e interpretações legais que se tornam o estopim para a constante atualização da jurisprudência".

Para ocupar a vaga no Judiciário Estadual, disse, "é preciso ter exercido uma Advocacia com retidão, de forma ética e competente". Referiu que diversos apoiadores de sua campanha ao cargo tornaram-se amigos.

"Advogados, magistrados, Promotores, membros do executivo e do Legislativo, pessoas de outras áreas, todas apostando que eu preenchia todos os requisitos necessários para chegar até aqui". Por fim, agradeceu o carinho dos familiares.

Presenças

Prestigiaram o evento a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha; o procurador-geral adjunto, José Guilherme Kliemann, representando o governo do Estado; a subdefensora pública-geral, Lea Brito Kasper; e o presidente da OAB/RS, Cláudio Pacheco Prates Lamachia; o ministro aposentado do STJ Athos Gusmão Carneiro; os ex-presidentes do TJ, desembargadores Cacildo de Andrade Xavier e Osvaldo Stefanello; o presidente do TRE/RS, desembargador João Carlos Branco Cardoso.

Estavam presentes, ainda, o representante do TRF da 4ª região, desembargador federal Luis Alberto D'Azevedo Aurvalle; os representantes da direção do Foro da Capital, juiz Alberto Delgado Neto, e do TRT da 4ª região, desembargador Hugo Carlos Scheuermann; o representante da procuradoria regional da União da 4ª região, João Paulo Veiga Sanhudo; os representantes do gomando-Geral da BM, Coronel Paulo Rogério Porto, e da chefia da Polícia Civil, delegado Gilberto Borsatto da Rocha; magistrados, advogados, servidores, amigos e parentes do novo desembargador.

_______________