MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ - Lei de conversão dos salários em URV se estende a Estados e municípios

STJ - Lei de conversão dos salários em URV se estende a Estados e municípios

O STJ decidiu que a regra de conversão dos vencimentos dos servidores em Unidade Real de Valor - URV - em 1º de março de 1994, nos termos da lei 8.880, de 27 de maio de 1994, aplica-se também a Estados e municípios. O entendimento foi firmado no julgamento de recurso admitido e afetado como repetitivo conforme o artigo 543 do CPC pelo TJ/SP com base na existência de inúmeros recursos com o mesmo pedido.

Da Redação

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Atualizado às 17:11

Decisão

STJ - Lei de conversão dos salários em URV se estende a Estados e municípios

O STJ decidiu que a regra de conversão dos vencimentos dos servidores em Unidade Real de Valor - URV - em 1º de março de 1994, nos termos da lei 8.880 (clique aqui), de 27 de maio de 1994, aplica-se também a Estados e municípios. O entendimento foi firmado no julgamento de recurso admitido e afetado como repetitivo conforme o artigo 543 do CPC (clique aqui) pelo TJ/SP com base na existência de inúmeros recursos com o mesmo pedido. A questão unifica as decisões na Justiça e faz com que os processos em trâmite nas instâncias inferiores tenham o mesmo entendimento.

O servidor aposentado do município de Limeira ajuizou ação de cobrança para corrigir o salário conforme os critérios adotados pela lei 8.880/94. O juízo de Direito da vara da Fazenda Pública da comarca condenou o município a converter os vencimentos do aposentado, bem como as vantagens pecuniárias em URV na forma prevista pelo artigo 22, sem prejuízo da aplicação dos reajustes salariais que lhe foram concedidos administrativamente. O município recorreu com o argumento de que estados e municípios não estavam obrigados a proceder à conversão da remuneração paga a seus servidores.

De acordo com o entendimento já firmado no STJ, é obrigatória a observância pelos estados e municípios dos critérios previstos na lei federal 8.880/94. Nos termos do artigo 22, VI, da CF/88 (clique aqui), é da competência privativa da União legislar sobre o sistema monetário, embora, nos termos do artigo 39, cada ente federativo tenha competência para legislar sobre matéria relativa à remuneração dos servidores. Desse modo, alcançam todos os servidores públicos as regras de conversão dos salários em URV constantes da lei 8.880/94. A URV serviu como mecanismo para substituir o cruzeiro real pelo real.

No caso julgado pelo STJ, a 3ª Seção determinou que fosse adotada a URV da data do efetivo pagamento nos meses de novembro de 1993 a fevereiro de 1994. De acordo com a jurisprudência da Corte, para os servidores cujos vencimentos eram pagos antes do último dia do mês, a data efetiva do pagamento é que deve ser adotada para fins de conversão, não a do último dia do mês. A Seção decidiu ainda que os reajustes determinados por lei superveniente à lei 8.880/94 não corrigem equívocos ocorridos na conversão dos vencimentos dos servidores, por se tratar de parcelas de natureza jurídica diversa que, por isso, não podem ser compensadas.

______________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas