MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Novos desembargadores do TJ/ES serão empossados amanhã

Novos desembargadores do TJ/ES serão empossados amanhã

O TJ/ES vai contar com mais três desembargadores a partir da próxima semana. O procurador de Justiça, José Paulo Calmon Nogueira da Gama, e os juízes Carlos Simões Fonseca e Benício Ferrari, tomam posse na próxima terça-feira, 2/6, na mesma solenidade, serão condecorados com a medalha do mérito judiciário.

Da Redação

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Atualizado às 09:24


Posse no ES


Novos desembargadores do TJ serão empossados amanhã

O TJ/ES vai contar com mais três desembargadores. O procurador de Justiça José Paulo Calmon Nogueira da Gama e os juízes Carlos Simões Fonseca e Benício Ferrari tomam posse amanhã, 2/6. Na mesma solenidade serão condecorados com a medalha do mérito judiciário.

A solenidade de posse será presidida pelo desembargador Alvaro Bourguignon, presidente em exercício do TJ/ES. A desembargadora Catharina Maria Novaes Barcellos foi escolhida para fazer a saudação aos novos desembargardores, em nome do TJ. A cerimônia de posse está marcada para ter início às 15h, no salão Pleno do TJ/ES.

Os desembargadores também votaram a lista tríplice, composta pelo desembargador eleito e por mais dois juízes : Willian Couto Gonçalves e Dair José Bregunce de Oliveira.

  • Confira a seguir um resumo do currículo dos novos desembargadores :

_____________________
_____________

  • José Paulo Calmon Nogueira da Gama

O procurador de justiça José Paulo Calmon Nogueira da Gama nasceu em Muniz Freire, em 1956. Foi presidente do Tribunal Desportivo Universitário em 1979. Nogueira da Gama exerceu a advocacia de 1981 a 1983 e, em novembro de 1983 ingressou no Ministério Público Estadual. Foi Procurador de Justiça Desportiva em 1986. Atuou nas Comarcas de Mantenópolis, Pancas, Mucurici, Montanha, Anchieta, Barra de São Francisco, Aracruz, São Mateus, Linhares, Serra e Vitória. Em 1996, tomou posse no cargo de Procurador de Justiça. O procurador foi Coordenador do Grupo de Repressão ao crime Organizado - GRCO em 2003 e membro do Conselho Superior do Ministério Público Estadual. Assumiu a chefia do Ministério Público Estadual e foi Procurador Geral da Justiça no período de 2/5/2004 a 2/5/2006. É vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo - triênio 2008/2011. Atualmente é Subprocurador-Geral de Justiça Judicial, função que assumiu em 2 de maio de 2006.

  • Carlos Simões Fonseca

Carlos Simões Fonseca nasceu em Barra de São Francisco/ES, divisa com Mantena/MG, na histórica Zona do Contestado. O juiz começou a vida pública na Polícia Militar, foi advogado de 1980 a 1984 e membro do Ministério Público Estadual de 1984 a1986. Em 1986, Simões ingressou na magistratura, após passar em primeiro lugar no concurso do TJ/ES. Como juiz de primeiro grau, atuou nas comarcas de Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu, Santa Teresa, Afonso Cláudio, Colatina, São Mateus, Linhares, Vila Velha e Vitória. Em diversas oportunidades, o magistrado foi convocado para atuar no TJ, substituindo desembargadores. Professor e autor de vários artigos, Simões é mestre em direitos e garantias fundamentais e pós graduado em direito civil e direito processual civil. Atualmente, Carlos Simões Fonseca é diretor do Fórum da Capital, por designação da Presidência do TJ/ES, em 2006. Também é juiz efetivo do TRE/ES desde 2005. O juiz Carlos Simões Fonseca é casado com a também juíza Janete Vargas Simões e tem dois filhos: Thiago e Carolina.

  • Benício Ferrari

Benício Ferrari é natural de Colatina, no norte do Estado. Antes de se tornar magistrado, Ferrari foi foi bancário e Procurador do Município de Colatina. Advogou para grandes empresas de transporte do Espírito Santo. Em 1953, iniciou suas atividades na carreira jurídica trabalhando no Cartório de Colatina. Aprovado em 4º lugar para o concurso de juiz, ingressou na magistratura em 1982. Em 17 de dezembro do mesmo ano, foi empossado como juiz substituto em Colatina. Judicou nas Comarcas de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Itapemirim, Conceição do Castelo, Marataízes, Guarapari, Afonso Cláudio, Ibiraçu, Iúna, Ibatiba e Rio Novo do Sul, onde foi o primeiro juiz. Foi promovido a Juiz de Direito das Comarca de Santa Leopoldina (1ª Entrância), Aracruz (2ª Entrância) e Linhares (3ª Entrância). Também atuou nas comarcas de Colatina, Vila Velha, Cariacica, Serra e Vitória. O juiz Benício ministrou aulas de Introdução a Ciência do Direito na Ufes, como professor substituto. No TJ/ES, o magistrado já substituiu os desembargadores José Eduardo Grandi Ribeiro, Renato de Mattos e Alinaldo Faria de Souza. Benicio Ferrari atuou por duas vezes como Juiz Corregedor, por diversas vezes como Juiz Eleitoral em diferentes Zonas Eleitorais e foi diretor de fóruns, inclusive do Fórum de Vitória. Atualmente, é titular da Vara Privativa dos Registros Públicos, com competência para Meio Ambiente, de Vitória. É graduado em Direito pela UFES e pós graduado em Direito Civil e Processo Civil. O desembargador eleito Benicio Ferrari é casado com Leozira Bourguignon Ferrari e tem três filhos: Viviane, Benício Ferrari Júnior e Bianca.

_______________